Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Operação Tamoiotatá 2: Ipaam usa tecnologia para intensificar o combate ao desmatamento e às queimadas no Amazonas
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Geral

Operação Tamoiotatá 2: Ipaam usa tecnologia para intensificar o combate ao desmatamento e às queimadas no Amazonas

23/03/2022
Ipaam 3 Operacao Tamoiotata Foto Ipaam 1024x576 1
Compartilhar

Foto: Divulgação/ IpaamNa nova fase da operação Tamoiotatá, o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) tem utilizado ferramentas de software de geoprocessamento da plataforma ArcsGIS, recurso que permite aos fiscais a possibilidade de consultar o banco de dados do Centro de Monitoramento Ambiental e Áreas Protegidas (CMAAP). A operação iniciou no começo deste mês, e ocorre em conjunto com outros órgãos do Sistema Nacional do Meio Ambiente, de Segurança Pública e instituições federais.
Há 1 hora
Por Agência Amazonas

Centro de Monitoramento do Ipaam acompanha em tempo real as ações da Operação

“Essa troca de informações constante, entre as equipes de campo e do Centro de Monitoramento, permite que as ações da Operação Tamoiotatá sejam acompanhadas em tempo real, otimizando recursos humano e material durante as ações”, explica o diretor-presidente do Ipaam, Juliano Valente.

Esse recurso permite o acesso a informações como, dados de empreendimentos licenciados, inscrição da propriedade no CAR (Cadastro Ambiental Rural), mapas com polígonos geográficos das propriedades e coordenadas de alertas de desmatamento. A tecnologia é utilizada para intensificar o combate ao desmatamento e às queimadas no Amazonas.

Foto: Tácio Melo/SecomMissão Humaitá

No dia 10 de março iniciou uma ação no município de Humaitá (distante 590 quilômetros de Manaus), e lá os fiscais do Ipaam encontraram casos de desmatamento ilegal e obras de terraplenagem sem autorização do órgão. Assim, os proprietários estão sendo autuados conforme Lei Federal n° 9.695/98, do Decreto Federal n° 6.514/08, que estipula o valor da multa a ser aplicado.

Equipados com dispositivos móveis, os fiscais podem registrar as ocorrências de crimes ambientais e enviar esses dados para o CMAAP do Ipaam, que dá suporte à operação com a transmissão de novas coordenadas de desmatamentos, que são detectadas durante a operação.

Outro dado relacionado à operação é a redução de focos de calor. Em comparação com o ano de 2020, a diminuição foi de 11,2%, em 2021. Com o gargalo concentrado no desmatamento ilegal, o início da Tamoiotatá 2 foi antecipado em dois meses, com previsão de atuação contínua até o final de 2022.

Tamoiotatá 2021

No ano passado a operação embargou um total de mais de 53 mil hectares de propriedades no sul do Amazonas. Em multas foram mais de 287 milhões, provenientes de 273 autos de infração. E as autuações remotas chegaram ao número de 101, realizadas pelos fiscais do Ipaam.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Humaitá, Manaus, Meio Ambiente, Segurança Pública
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Galeria de Fotos Educao Indgena Parceria Reafirmada v1 Prancheta 1
Geral

Instituições reafirmam parceria em prol da educação indígena na fronteira

06/09/2024
imagem informemanaus
Geral

Portaria de prorrogação dos auxilios estudantis é publicada

06/09/2024
imagem informemanaus
Geral

Linha 125 do campus passará a utilizar ônibus elétrico

06/09/2024
UFAMINC
Geral

Graduação de Antropologia, de Benjamin Constant (INC/Ufam), sobe de 3 para 4 na Avaliação do MEC

06/09/2024
Educacao JEAs Aluna Kamile Badminton foto Euzivaldo Queiroz 1024x683 1
GeralEleições 2024

Justiça Eleitoral condena Amom Mandel por mensagem caluniosa e concede direito de resposta a David Almeida

31/08/2024

David se emociona ao lembrar último desejo de sua mãe

21/08/2024
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus