A operação Cidade Mais Segura, realizada em Manaus e em Iranduba (a 27 quilômetros da capital), resultou na prisão de 21 pessoas nas últimas 24 horas. Um adolescente foi apreendido durante a ação, coordenada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), em combate à criminalidade. Armas, drogas, munições, dinheiro e veículo foram apreendidos.
Ao todo, 17 armas de fogo foram apreendidas, além de drogas, munições, dinheiro e veículo
“Nessa operação de hoje, o objetivo é intensificar a presença da polícia nas ruas aqui da capital, então fizemos barreiras utilizando o Núcleo Especializado em Operações de Trânsito (Neot), em diversos pontos da aqui da cidade. Inclusive com barreiras para verificar o transporte urbano de ônibus, também realizamos revistas e verificamos a documentação do motorista”, disse o secretário.
Com início ontem (26/01), a operação foi intensificada na manhã desta quinta-feira (27/01). Cerca de 200 agentes das forças de segurança participaram da ação, além de 30 viaturas. O secretário da pasta, general Carlos Alberto Mansur, ressaltou que o objetivo da operação Cidade Mais Segura é intensificar a presença da polícia nas ruas de Manaus e no interior.
Ao todo, na ação da Seaop, três armas foram apreendidas, sendo uma submetralhadora. Um dos presos em Manaus era foragido da justiça pelo crime de roubo. Ele exibia o armamento em vídeos divulgados nas redes sociais. Também foram apreendidas drogas, munições, um veículo e dinheiro.
Ações
Em duas ações realizadas ontem (26/01), pelos agentes da Secretaria Executiva Adjunta de Operações (Seaop), 11 pessoas foram presas por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo. As ações aconteceram no bairro Compensa, zona oeste e no município de Iranduba.
A ação foi realizada pelos policiais das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam). Dois revólveres foram apreendidos com o trio, além de drogas, rádios comunicadores e munições.
Polícia Militar
Na manhã desta quinta-feira (27/01), em uma das ocorrências, três pessoas foram presas em flagrante por porte ilegal de arma de fogo no bairro Tancredo Neves, zona Leste de Manaus.
Polícia Civil
A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) realizou o cumprimento de cinco mandados de prisão. Um dos presos era procurado pelo crime de estupro. Além disso, também foram presas duas pessoas em flagrante e um adolescente foi apreendido, por falsificação de documento público, associação criminosa e corrupção de menores.
O comandante-geral da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), coronel Vinícius Almeida, destacou o trabalho de integração das forças de segurança. “O Estado do Amazonas vive um momento ímpar na segurança pública, de união de esforços e de investimentos nunca visto pelas nossas instituições”, ressaltou.
Integração
A Operação Cidade Mais Segura é coordenada pela SSP-AM e conta com o trabalho integrado entre a Polícia Militar, Civil, Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) e Núcleo Especializado em Operações de Trânsito (Neot), do Departamento de Trânsito do Amazonas (Detran-AM).
“Durante o período da pandemia, nós fomos recordes absolutos em cumprimento de mandado e número de elucidação de casos. É importante a população saber que trabalhamos de forma integrada e, que temos ótimo resultados”, disse a delegada-geral da Polícia Civil do Amazonas, Emília Ferraz.
———
Por Agência Amazonas
FOTOS: Tarcísio Heden / SSP-AM