Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Operação Boas Festas: Ipem-AM retira de circulação produtos natalinos irregulares
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do AmazonasManchete

Operação Boas Festas: Ipem-AM retira de circulação produtos natalinos irregulares

08/12/2022
Compartilhar

Por Agência Amazonas

Mais de 127 mil produtos já foram fiscalizados, sendo 32.123 apreendidos por estarem sem a certificação do INMETRO e fora dos padrões de segurança e qualidade

FOTOS: Lucas Silva/SECOM e Alexandre Vieira/Ipem-AMA operação Boas Festas, que ocorre desde o dia 5 de dezembro, realizada pelo Instituto de Pesos e Medidas (Ipem-AM), na capital e Região Metropolitana, teve mais uma ação nesta quarta-feira (07/12). O objetivo é retirar do comércio produtos da época natalina que estão fora dos padrões do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), e que podem colocar em risco a saúde e a segurança dos consumidores amazonenses.

Na manhã de hoje (07/12), uma loja de artigos natalinos, localizada na rua Marcílio Dias, esquina com a rua Quintino Bocaiúva, foi alvo da ação do Ipem, que retirou de circulação produtos irregulares sem a certificação do INMETRO. O diretor-presidente do Ipem-AM, engenheiro Márcio Brito, acompanhou a operação e explicou que os produtos foram apreendidos por não ter a certificação do INMETRO, e estarem com risco em potencial.

“Produtos que não têm a certificação do INMETRO, não passaram por ensaios de qualidade e o risco em potencial. Nesta loja, nós encontramos vários pisca-piscas, é muito comum esse item ficar ligado a noite inteira. Ora, esse item possui ferro, ferro conduz energia, é muito fácil um superaquecimento e até um incêndio”, disse.

FOTOS: Lucas Silva/SECOM e Alexandre Vieira/Ipem-AMMárcio Brito disse ainda, que todos os produtos devem ser submetidos às regras brasileiras, mesmo os importados. Isso garante que eles passaram por ensaios de resistência e estão aptos para serem comercializados.

“Não é problema o produto ser importado, mas tem que se submeter às regras brasileiras. E se você encontrar um produto importado verifique se existe a marca do INMETRO, significa que passou pelos ensaios. O que nós estamos encontrando é o produto sendo importado diretamente e exposto ao consumidor. Isso a legislação brasileira não permite”, pontuou.

No caso do pisca-pisca, os consumidores devem verificar se na embalagem as informações estão em português e se existe a certificação do INMETRO. Para os brinquedos, o Ipem-AM orienta aos pais que, além das inscrições obrigatórias, como CNPJ, selo do INMETRO e as informações sobre o produto, que devem estar em português, verifiquem também se existe a faixa etária daquela criança.

Fiscalização

Ao todo, foram fiscalizados 127.325 mil produtos, entre os quais: panetones, peru, pernil, chester, frutas cristalizadas, entre outros itens; artigos escolares; brinquedos e materiais elétricos de baixa tensão, como plugues e tomadas, fios e cabos.

Desses, 32.123 estavam irregulares e foram apreendidos, como os tradicionais pisca-piscas, materiais elétricos de baixa tensão (peças de fios e cabos); brinquedos e artigos escolares. Todos estavam sem a certificação do INMETRO e foram reprovados em ensaios de resistência, e por estarem com o registro cancelado junto ao INMETRO.

Em relação ao peso dos produtos que compõem a cesta natalina, até o momento, não foi encontrada nenhuma irregularidade. A fiscalização segue até o dia 16 de dezembro.

Irregularidades

As empresas com produtos irregulares foram notificadas, tendo um prazo de dez dias para apresentar defesa junto ao Ipem-AM, estando sujeitas às penalidades previstas na lei, como advertência e multa, podendo chegar a R$ 2,2 milhão.

Atendimento ao consumidor

O Ipem-AM disponibiliza os canais de atendimento ao consumidor, por meio da Ouvidoria, no telefone 0800 092 2020, e das redes sociais do órgão: Instagram – @ipem.am; e Facebook – @Ipem Amazonas; ou pelo e-mail: [email protected].

A sede do Ipem-AM está localizada na avenida Governador Danilo Areosa, s/nº – Distrito Industrial I, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Fiscalização
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Cosama faz diagnóstico técnico para projetar melhorias no sistema de abastecimento de água de Autazes

12/09/2025
Governo do Amazonas

Último dia da 2ª Feira de Negócios e Inovação da Afeam reúne palestras, crédito e renegociação

12/09/2025
Governo do Amazonas

De graffiti a fotografia: Casa das Artes reabre com novas mostras e mural em homenagem a compositor amazonense

12/09/2025
Governo do Amazonas

Projeto social ‘Seap Mais Família’ visa fortalecer vínculos familiares dos internos

12/09/2025
Governo do Amazonas

Associação de Belas Artes do Amazonas celebra 20 anos com apresentações no Teatro Amazonas

12/09/2025
Governo do Amazonas

Feira de Negócios e Inovação: Oportunidades em Manaus

12/09/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus