Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Novo Ensino Médio: Itinerários Formativos aprofundam conhecimentos em áreas de interesse do aluno
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Geral

Novo Ensino Médio: Itinerários Formativos aprofundam conhecimentos em áreas de interesse do aluno

06/01/2022
Foto Euzivaldo Queiroz 2 3 1024x683 1
Compartilhar

FOTOS: Euzivaldo Queiroz/Seduc-AMOs Itinerários Formativos (IFs) – uma das novidades do Novo Ensino Médio (NEM) – tratam do conjunto de disciplinas, projetos, oficinas e núcleos de estudo, entre outras situações de trabalho que os estudantes poderão escolher durante o Ensino Médio. As redes de ensino terão autonomia para definir quais os Itinerários Formativos vão ofertar, considerando um processo que envolva a participação de toda a comunidade escolar.
Há 37 minutos
Por Agência Amazonas

Na prática, eles garantem aos estudantes o diálogo que envolve Projeto de Vida, Cultura Digital, Projetos Integradores e outros

Para o ano letivo de 2022, as novas regras vão começar de forma progressiva. A 1ª série do Ensino Médio vai passar por alterações ainda este ano. Em 2023, será a vez da 2ª série, e a inclusão da 3ª série ocorrerá em 2024.

O Novo Ensino Médio começa a ser implementado em todas as escolas públicas e privadas do país no ano letivo de 2022. Na terça-feira (04/01), o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Desporto, apresentou as principais mudanças que devem ocorrer durante a total implantação do novo currículo.

Na prática, os Itinerários Formativos (IFs) garantem aos estudantes o diálogo com projetos que envolvam as áreas de interesse que mais estimulem sua visão de futuro. Cada estudante fará sua escolha e poderá trocá-la anualmente, caso mudem de áreas de interesse.

“O nosso governador nos estimulou à implantação do NEM desde início da gestão, e é necessário que haja uma interação, e troca de experiências entre estudantes e corpo docente. A partir de agora, o estudante não só vai refletir, mas vai poder opinar”, explica Kuka Chaves, secretária de Educação e Desporto.

A finalidade dessa unidade curricular é a de contribuir na (re)construção dos projetos de vida dos estudantes, além de auxiliá-los nas reflexões de suas trajetórias de vida e de planejamento voltado às dimensões pessoais, sociais e profissionais considerando as potencialidades e os desafios globais e regionais.

Projeto de vida – Consiste em um trabalho pedagógico intencional, estruturado, planejado e contínuo, que deverá perpassar as três séries do Ensino Médio, de modo que fomente a promoção do autoconhecimento, da cidadania, da ética, do protagonismo estudantil, bem como o conhecimento, acerca do mundo do trabalho e planejamento do projeto de vida dos estudantes.

Cultura Digital – Permite ao estudante a ampliação de seus conhecimentos acerca do uso responsável das mídias digitais de maneira qualificada e ética, bem como conhecer, de forma introdutória, linguagens de programação, utilizando metodologias inovadoras e sendo avaliada por meio de observações e produção de um produto final.

Projetos Integradores – Correspondem a iniciativas de trabalho globalizadores, capazes de permitir a integração de diferentes componentes e das áreas de conhecimento, por intermédio de processos de ensino e de aprendizagem contextualizados e significativos.

Educação Financeira e Empreendedora – Este Itinerário Formativo visa promover a reflexão acerca da compreensão da importância dos conhecimentos voltados para a educação financeira, fiscal e empreendedora, desenvolvendo habilidades empreendedoras capazes de transformar ideias em soluções inovadoras.

Tem como proposta refletir sobre as tecnologias digitais, seu desenvolvimento e impactos no mundo contemporâneo, abordando aspectos sociais, econômicos e culturais, assim como o levantamento de questões sobre as mudanças significativas que a cultura digital tem provocado na sociedade.

Formação Geral Básica – Além dos IFs, o NEM é composto ainda pela Formação Geral Básica (FGB), na qual o currículo é comum a todos os estudantes. A FGB contempla quatro áreas de conhecimento: Matemática e suas Tecnologias, Linguagens e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Governo do Amazonas
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Galeria de Fotos Educao Indgena Parceria Reafirmada v1 Prancheta 1
Geral

Instituições reafirmam parceria em prol da educação indígena na fronteira

06/09/2024
imagem informemanaus
Geral

Portaria de prorrogação dos auxilios estudantis é publicada

06/09/2024
imagem informemanaus
Geral

Linha 125 do campus passará a utilizar ônibus elétrico

06/09/2024
UFAMINC
Geral

Graduação de Antropologia, de Benjamin Constant (INC/Ufam), sobe de 3 para 4 na Avaliação do MEC

06/09/2024
Educacao JEAs Aluna Kamile Badminton foto Euzivaldo Queiroz 1024x683 1
GeralEleições 2024

Justiça Eleitoral condena Amom Mandel por mensagem caluniosa e concede direito de resposta a David Almeida

31/08/2024

David se emociona ao lembrar último desejo de sua mãe

21/08/2024
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus