A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), realizou, na manhã desta terça-feira, 12/4, uma oficina de fabricação de “Pirulitos de Chocolate”, na cozinha comunitária do bairro Colônia Antônio Aleixo, zona Leste. O curso teve como proposta ser uma fonte de renda alternativa para as famílias em estado de vulnerabilidade social, usuárias da unidade.
A ideia é que as participantes continuem atuando na produção de doces artesanais, mesmo após o fim do período pascal. “Com esse mesmo material (dos pirulitos) elas ainda podem fazer trufas e brigadeiros, coisas diferentes para continuar gerando renda”, comenta a diretora.
Conforme a diretora do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional da Semasc, Cleonice Freitas, a expectativa é que o aproveitamento da oficina deste ano seja maior em relação a do ano anterior, beneficiando não apenas as famílias responsáveis pela fabricação dos doces, como também o público consumidor afetado pela alta dos preços dos ovos de Páscoa.
Instrutora voluntária responsável pela oficina, Hellen Araújo é conhecida de longa data da comunidade. “Quando eu procurei a cozinha eu estava em dificuldades, e eles me ajudaram muito. O primeiro curso que eu fiz foi o de marmitaria, logo depois o de ovos de Páscoa e então voltei como voluntária, trazendo uma oficina de Laços. Agora estou aqui como instrutora de novo”, conta orgulhosa.
Voluntariado
“É muito, muito importante. Tem muita gente que necessita, e aqui a gente se sente acolhido, participamos de muitos cursos. Eu não sabia fazer isso aqui (pirulitos de chocolate) e agora já estou aprendendo para ter uma fonte de renda extra em casa, uma ajuda”, conclui.
“Eu vejo que pode ser uma ‘rendinha’ a mais em casa, né?”, diz Juniane Rodrigues, voluntária há mais de 5 anos na cozinha, sempre presente nas oficinas realizadas no espaço. Para ela, a importância da presença das cozinhas comunitárias e de ações de capacitação em zonas de vulnerabilidade social da cidade, é necessária.
Cozinhas comunitárias
Parte dos doces produzidos durante a ação será comercializada na feira de Empreendedorismo Feminino, também realizada pela Prefeitura de Manaus, nesta quarta-feira, 14, na praça Heliodoro Balbi (antiga da Polícia), Centro, a partir das 9h.
— — —
As cozinhas comunitárias municipais funcionam de segunda a sexta-feira, servindo almoço de maneira gratuita à população em estado de vulnerabilidade social. Ao todo, Manaus possui seis cozinhas comunitárias, todas administradas pela Semasc, responsáveis pelo amparo e ações de capacitação das famílias atendidas.
Fotos – Antônio Pereira /: Semcom
Texto – Guilherme Araújo Pacheco / Semasc
Mulheres em situação de vulnerabilidade participam de oficina de ‘Pirulitos de Chocolate’ Prefeitura Municipal de Manaus.
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjzKnRA