Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Monkeypox: Saúde divulga novo boletim ampliado da doença nesta quarta-feira (12/10)
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
AmazonasManchete

Monkeypox: Saúde divulga novo boletim ampliado da doença nesta quarta-feira (12/10)

13/10/2022
Compartilhar

Documento está disponível no site da FVS-RCP

FOTO: Girlene Medeiros/FVS-RCP

A Fundação de Vigilância em saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) divulga, nesta quarta-feira (12/10), NOVO boletim com o cenário epidemiológico ampliado da monkeypox. O documento traz o perfil dos pacientes confirmados com a doença no Amazonas desde o primeiro caso notificado, em 1º de julho de 2022, até sábado (08/10). A publicação traz ainda o perfil de hospitalização pela doença, e está disponível em https://bit.ly/3eqqXNC.

O boletim é produzido pelo Centro de Informações Estratégicas (Cievs), em conjunto com a Sala de Análise de Situação de saúde (Sass), ambos setores da FVS-RCP, autarquia vinculada à Secretaria de Estado de saúde (SES-AM).

Até sábado (08/10), foram registrados 384 casos notificados de monkeypox no estado, sendo 155 (40%) confirmados, 168 (44%) descartados e 61 (16%) suspeitos que aguardam resultado do exame. Nenhum óbito foi notificado da doença no Amazonas. As notificações de casos suspeitos foram registrados em Manaus (151), Iranduba (3) e Parintins (1).

Dos 155 casos confirmados, foram 151 (97,4%) pacientes do sexo masculino. Entre os quatro casos confirmados de monkeypox do sexo feminino, não houve registro em gestantes. As faixas etárias de 18 a 29 anos e 30 a 39 anos representaram 49% (76) e 41,3% (64) dos casos, respectivamente. A média de idade dos pacientes confirmados é de 30 anos.

“Nesta edição, o boletim apresenta o perfil de hospitalizados por monkeypox no Amazonas. Até sábado (08/10), foram seis hospitalizações por monkeypox registradas em três unidades de saúde de Manaus. O tempo médio de hospitalização é de 10,4 dias de internação”, destaca Tatyana Amorim, diretora-presidente da FVS-RCP.

Os sintomas mais frequentes foram: erupção cutânea (84%), febre (78%), dor de cabeça (49%), lesão genital/perianal (48%) e fraqueza (45%). “A partir dos primeiros sinais e sintomas, a recomendação é comunicar os parceiros sexuais e buscar atendimento em uma unidade de saúde. Essas medidas possibilitam a detecção da doença de forma precoce”, acrescenta Tatyana.

Prevenção

A principal orientação de prevenção segue sendo evitar contato íntimo ou parcerias sexuais desconhecidas e/ou múltiplas, já que, dos 155 casos confirmados de monkeypox, de 1º de julho e 8 de outubro, em 89 (57,4%) a principal forma de transmissão relatada foi a sexual. Outros 46 pacientes (29,7%) relataram não ter conhecimento da forma provável do contágio.

No caso do surgimento de lesões características de monkeypox ou diagnóstico confirmado para a doença, a orientação é comunicar às parcerias sexuais nos últimos 21 dias para realização do autoexame.

Em casos suspeitos, a recomendação é ficar em isolamento até resultado laboratorial. Em casos confirmados, deve-se manter isolamento até total cicatrização da lesão, evitando contato com outros indivíduos.

Caso o contato seja necessário, deve-se cobrir as lesões usando roupas compridas e higienizar as mãos com frequência. Outras medidas para casos suspeitos e confirmados incluem o não compartilhamento de alimentos, talheres, roupas, roupas de cama, toalhas e outros objetos, que também devem ser manipulados com cuidado, sem contato direto com as mãos e com o corpo.

Referência

A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em saúde do Amazonas, o que inclui o monitoramento de Monkeypox pela FVS-RCP, por meio de boletins ampliados produzidos pelo Cievs em conjunto com a Sass.

A Fundação funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Os números para contato são (92) 3182-8550 e 3182-8551.

O post Monkeypox: Saúde divulga novo boletim ampliado da doença nesta quarta-feira (12/10) apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Iranduba, Manaus, Parintins
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Prefeitura de Manaus garante inclusão e proteção social no ‘#SouManaus 2025’

08/09/2025

Sine Manaus oferta 397 vagas de emprego nesta terça-feira, 26/8

25/08/2025

Prefeitura de Manaus celebra mês do patrimônio histórico com debates e valorização da cultura local

22/08/2025

Prefeitura abre consulta pública para população participar da revisão do Plano de Saneamento Básico de Manaus

20/08/2025

Conselho Municipal de Saúde aponta avanços no triênio 2022-2025

06/08/2025

Sine Manaus oferta 233 vagas de emprego nesta quarta–feira, 23/7

22/07/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus