Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Maternidade Balbina Mestrinho comemora 61 anos
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Geral

Maternidade Balbina Mestrinho comemora 61 anos

14/05/2022
Compartilhar

Há 41 minutos
Por Agência Amazonas

A unidade é reconhecida pelo espaço acolhedor e atendimento humanizado às mães e aos bebês

FOTOS: Rodrigo Santos/SES-AM e Arthur Castro e Bruno Zanardo/SecomA Maternidade Balbina Mestrinho, unidade da Secretaria de Estado de saúde do Amazonas (SES-AM), completa 61 anos em atividade neste sábado (14/05). A unidade é a maternidade mais antiga do estado, referência em atendimento de média e alta complexidades a pacientes da capital e do interior, recebendo diversos investimentos e avanços nos últimos anos.

Entre as melhorias recentes está a ampliação de leitos e da capacidade de atendimentos, que saltou de 143 para 360 bebês por mês, com a inauguração de novos espaços. Desde 2019, melhorias vêm sendo realizadas, como a inauguração do Centro de Parto Normal Intra-Hospitalar (CPNI), estrutura voltada para o parto e atendimento humanizado, da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIn), com 24 leitos, e a enfermaria de acolhimento humanizado de pacientes em situações de perdas neonatais.

O CPNI da maternidade foi eleito em 2020 entre as 16 experiências exitosas da REDE SUS na premiação Laboratório de Inovação em Enfermagem, da Organização Pan-Americana de saúde e do Conselho Nacional de Enfermagem.

A diretora da maternidade, Rafaela Faria, ressaltou que a ampliação foi essencial para reforçar o atendimento, principalmente durante o último pico da Covid-19 no estado. “Com a ampliação dos leitos, teve bastante resolutividade, uma vez que mantivemos a nossa retaguarda obstétrica e conseguimos ajudar o giro de leitos em relação aos bebês de alta complexidade, dentro das UTIns. Além de atender às nossas demandas, demos o suporte para as outras maternidades da capital e também do interior”, explicou.

Neste ano, a maternidade, localizada na zona sul de Manaus, ganhará um núcleo de Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do trabalho (SESMT), que visa garantir a integridade física do trabalhador no ambiente ocupacional, além de miniauditório com capacidade para 40 pessoas. Os novos espaços estão em obra. Em 61 anos, é a primeira vez que a unidade recebe um SESMT.

Amamentação – Em atividade desde 2018, o Banco de leite Humano (BLH) Fesinha Anzoategui possui 21 mães cadastradas como doadoras e, também, conta com a doação de mães internadas na maternidade. Em 2021, o BLH coletou 32 mil litros de leite que beneficiaram cerca de 500 recém-nascidos. Por mês, em média, 2.700 litros de leite são coletados e pasteurizados.

De acordo com a diretora, por conta da pandemia, houve a diminuição no número de doadoras, no entanto o BLH está em processo de captação para alcançar os números já registrados. A Maternidade intensificou neste mês de maio a campanha de doação de frascos para armazenamento de leite materno. Os recipientes devem ser de vidro e com tampa de plástico, com capacidade de armazenamento de 300 a 500 mililitros. A doação PODE ser feita diretamente na unidade ou solicitar a coleta domiciliar se a doação for mais de sete frascos.

“A doação dos frascos é essencial para continuar a nossa produção, a melhoria da qualidade na pasteurização do leite e a oferta para esses bebês de um leite, que nada mais é do que um remédio. Um remédio para diminuir o tempo de permanência dele na unidade, onde ele estará ganhando peso e imunidade suficiente para ir para o seio familiar”, reforçou a gestora.

Gestão – A unidade atualmente possui o Núcleo de ensino e Pesquisa e o Núcleo de educação Permanente, responsáveis pela realização de palestras informativas, capacitações para os servidores, oficinas de reanimação neonatal, método canguru e colocação e retirada correta de Equipamentos de Proteção Individual.

A diretora destacou os próximos investimentos na maternidade e o desenvolvimento do modelo de trabalho gestor com a participação dos servidores, seja com sugestões, aprovação coletiva de calendário de atividades, que incluem treinamentos e de datas comemorativas.

“Nós estamos revendo os fluxos, validando, fazendo todos esses processos para cada vez mais melhorar a qualidade e a nossa produtividade. Temos o projeto de revitalização da UTI materna com ampliação de sete para dez leitos e temos o projeto também da nova Balbina, que é uma unidade maior em que iremos aumentar mais o número de leitos e de serviços oferecidos na alta complexidade”, contou Rafaela Faria.

história – A Maternidade Balbina Mestrinho foi inaugurada em 14 de maio de 1961, mas o nome foi substituído para maternidade Ana Nery em 1967. Em 1994, a unidade foi reinaugurada com o nome original.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Manaus
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Geral

Raízes do Investimento: Oportunidades no PIM

09/09/2025
Geral

Carnaval na Floresta: Seminário 2026 em Manaus

09/09/2025
Geral

Meditar Dia e Noite: Fortaleça Sua Espiritualidade Diária

09/09/2025
Geral

Gincana de Robótica em Tefé – Oportunidade de Aprendizado

09/09/2025
Geral

SouManaus Passo a Paço 2025 – Sucesso e Recorde de Público

08/09/2025
Geral

Aedes aegypti: Prefeitura de Manaus avança com LIRAa

08/09/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus