Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Ipaam e órgãos parceiros se reúnem para apresentação do Floresta+ Amazônia
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Geral

Ipaam e órgãos parceiros se reúnem para apresentação do Floresta+ Amazônia

27/04/2022
Compartilhar

Há 38 minutos
Por Agência Amazonas

Projeto conta com apoio do Governo do Amazonas, por meio do Ipaam e da SEMA, para execução no estado

FOTO: José Narbaes/IpaamO diretor-presidente do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Juliano Valente, acompanhado de comitiva técnica do órgão, recebeu, na manhã desta quarta-feira (27/04), equipes do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), para reunião de apresentação do projeto Floresta+ Amazônia.

O encontro ocorreu no Centro de Monitoramento Ambiental e Áreas Protegidas (CMAAP) do Ipaam e objetivou também sanar as principais dúvidas acerca da implementação e desenvolvimento do programa no Amazonas, com apoio do Governo do Estado, Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA) e Ipaam.

O projeto Floresta+ Amazônia é uma iniciativa do MMA e PNUD, com recursos do Fundo Verde para o Clima (GCF), desenvolvida nos nove estados da Amazônia Legal. O programa visa fomentar a conservação da vegetação nativa e a recuperação de Áreas de Preservação Permanente (APP) em imóveis rurais com até quatro módulos fiscais, por meio de incentivos financeiros para pequenos produtores nas modalidades de implementação como: Floresta+ Recuperação e Floresta+ Conservação.

Outras modalidades, como Floresta+ Comunidades e Floresta+ Inovação, são voltadas a propostas de projetos locais para gestão ambiental e territorial nos territórios de povos indígenas e comunidades tradicionais (PIPCT), além do incentivo para consolidação do mercado de serviços ambientais com novos mecanismos.

Segundo Pedro Bernadino, analista técnico do PNUD que esteve presente no encontro, a ideia do projeto se expande ainda para incentivar e aprimorar a implementação da política pública do NOVO Código Florestal, bem como a regularização ambiental.

Floresta+ Amazônia e Ipaam

Para execução do projeto, um dos requisitos exigidos no processo seletivo, mediante as modalidades Conservação e Recuperação, é o cadastro ambiental rural (CAR), analisado e validado, do possível beneficiário. No Amazonas, a atribuição para análise de modo geral do CAR está sob a direção do Ipaam, por meio da Gerência de Controle Agropecuário (GCAP).

Tendo em vista a necessidade de celeridade para as análises do CAR e apoio local para o interessado, o Instituto atuará viabilizando suporte à equipe responsável pela averiguação dos requisitos e coordenação das tratativas no estado, disponibilizando também espaço físico e equipamentos para os integrantes.

Juliano Valente avaliou a execução do projeto como uma estratégia favorável para consolidar as ações de preservação ambiental das áreas de conversação nativas e recuperação das APPs, além de agradecer pelo empenho e colaboração das equipes.

“É uma oportunidade, de fato, para fundir as ações de conservação, mostrando que há um investimento e há interesse, principalmente em priorizar a recuperação e preservação dessas áreas. Quero agradecer muito a presença de vocês e pelo estabelecimento dessa relação positiva. Isso tudo, para o Sistema de Meio Ambiente, tende a agregar da melhor forma possível”, enfatizou o diretor-presidente.

Na reunião estiveram presentes ainda o secretário de Meio Ambiente, Eduardo Taveira, e representante do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) no Amazonas.

Inscrições abertas

Até 30 de junho, potenciais produtores rurais da Amazônia Legal podem se inscrever para a modalidade Floresta+ Conservação, que prevê o pagamento de, no mínimo, R$ 400 por hectare de excedente de vegetação nativa por ano, desde que sejam cumpridas as exigências instituídas pelo projeto.

Na categoria Floresta+ Comunidades, até o dia 26 de maio, povos indígenas e povos e comunidades tradicionais amazônicas podem apresentar ideias de projetos para fortalecer a gestão ambiental de territórios coletivos.

Para ter acesso aos formulários de inscrições, editais, requisitos e demais informações, basta acessar o site https://www.florestamaisamazonia.org.br/.

Agendamento

No CMAAP, localizado na avenida Mário Ypiranga Monteiro, 3.280, bairro Flores, zona centro-sul de Manaus, ao lado do Ipaam, a equipe de apoio local do projeto Floresta+ Amazônia também atende por meio de agendamento para sanar dúvidas e instruir os interessados. Os contatos para agendamento são os seguintes:

• Julia Linhares: (92) 9 9106-7743 – [email protected]

• Mylena Panza: (92) 9 9145-7743 – [email protected]

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Governo do Amazonas, Manaus, Meio Ambiente
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Geral

Capacitação Prefeitura de Manaus para Vulnerabilidade Social

18/09/2025
Geral

Tecnologia da Prodam moderniza pagamentos de multas

18/09/2025
Geral

Encontro Regional do Fonseas: Integração em Manaus

18/09/2025
Geral

Expoagro 2025: Evento com isenção de ICMS no Amazonas

17/09/2025
Geral

Habitar na Casa do Senhor: Encontre a Presença Divina

17/09/2025
Geral

Governador Wilson Lima e os Avanços da Saúde no Amazonas

17/09/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus