O Centro de Desenvolvimento Empresarial e Tecnológico (CDTECH), incubadora mantida pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), foi recredenciado para execução de atividades de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação (PD&I) no Comitê das Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento na Amazônia (Capda). A habilitação ocorreu na última segunda-feira (5), na sede da Suframa e de forma híbrida, durante a 70ª Reunião Ordinária do Capda.
O Comitê é composto por representantes do governo federal, dos governos dos estados da Amazônia Ocidental (Acre, Amazonas, Rondônia, Roraima) e do Amapá, de instituições de fomento à pesquisa e inovação, da comunidade científica e do Polo Industrial de Manaus. De acordo com o diretor do CDTECH, professor Luiz Roberto Coelho Nascimento, o recredenciamento da incubadora possibilita às startups instaladas neste espaço de inovação absorver recursos da Lei de Informática, por meio dos programas prioritários, coordenados pela Suframa.
“Obviamente que as criações tecnológicas inovativas terão que estar em convergência com os interesses dos programas prioritários. Com o recredenciamento, o CDTECH retorna ao jogo entre as incubadoras da região com mais um serviço de suporte às startups. Isso poderá estimular a demanda por mais investimento privado. Quando uma startup engendra inserção tecnológica no mercado cria-se um efeito multiplicador nos elos relevantes da cadeia”, destacou o diretor.
A reunião foi presidida, presencialmente, pelo Chefe da Divisão de Economia Verde, da Subsecretaria de Economia Verde (SUEV), que integra a estrutura da Secretaria de Desenvolvimento da Indústria, Comércio (SDIC), da Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade (Sepec), do Ministério da Economia e coordenador do Capda, José Ricardo Ramos Sales, e com a presença do superintendente-adjunto de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica da Autarquia, Manoel Fernandes Amaral Filho (também secretário-executivo do Comitê) e dos demais representantes de órgãos de pesquisa e fomento, órgãos governamentais e classes produtoras e científicas integrantes do Capda.
Durante a reunião também foram credenciadas duas novas ICTs, habilitada à execução de atividades de PD&I: Centro de Pesquisa Agroflorestal de Rondônia (CPAF-RO), da Embrapa em Rondônia; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC), unidade Rio Branco.
Capda
As atividades do CAPDA estão relacionadas, entre outras, à definição de critérios para credenciamento de ICTs, incubadoras e aceleradoras, assim como ao credenciamento e descredenciamento delas no Comitê; à gestão de parcela dos recursos destinados a atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I), oriundos de investimentos realizados pelas empresas de desenvolvimento ou produção de bens e serviços de informática que fizeram jus a benefícios fiscais previstos na Lei de Informática nº 8.387, de 30 de dezembro de 1991, e alterações posteriores; e ao estabelecimento dos programas e das áreas que serão considerados prioritários e à definição das diretrizes para o funcionamento, o acompanhamento e a vigência dos programas.