FOTO: Winnetou AlmeidaA Imprensa Oficial do Estado do Amazonas (IOA) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) formalizaram na manhã desta terça-feira (22/02), em Manaus, uma importante ação em prol da cultura e da literatura do Amazonas: a doação de 387 livros do acervo histórico da IOA para uma campanha literária da Prefeitura de Manaus.
Há 56 minutos
Por Agência Amazonas
Foram doadas 387 obras literárias, enciclopédias, livros didáticos e acadêmicos de diversas áreas, que farão parte da 6ª Feira de Livros de Manaus
Na manhã de hoje (22/02), os livros foram entregues oficialmente pelo diretor-presidente da IOA, João Ribeiro Jr., ao titular da Semmas, Antônio Stroski. O termo de doação foi assinado no Centro de Documentação e Memória (CDM), o setor da IOA responsável pela guarda e conservação do acervo centenário da Imprensa Oficial, com livros históricos e edições antigas do Diário Oficial.
São 387 obras, de romance a poesia, enciclopédias, livros didáticos e acadêmicos de diversas áreas que vão fazer parte da sexta edição da Feira de Livros de Manaus, organizada pela Semmas em alusão ao Dia Nacional do Livro (18 de abril). A doação é fruto de uma parceria entre o Governo do Amazonas e a Prefeitura de Manaus.
João Ribeiro ressaltou a importância de a Imprensa Oficial participar de iniciativas culturais e literárias com a doação de livros. “Nós temos bastante livros aqui e fizemos questão de participar para levar a leitura à população mais carente, que às vezes tem dificuldade de adquirir livros. Isso mostra como o Governo do Amazonas e a Prefeitura de Manaus estão unidos em prol da população”, disse o diretor-presidente da IOA.
Entre obras doadas estão “Jubiabá”, de Jorge Amado; “Chutando o balde”, de Maristela Bairros; “Fogo Morto”, de José Lins do Rego; “Denúncias contra o amor reprimido”, de Gaitano Antonaccio; “Assassinatos na Academia Brasileira de Letras”, de Jô Soares; “História econômica do Brasil”, de Caio Prado Júnior; “Lucíola”, de José de Alencar; e “Leituras críticas”, de Tenório Telles.
Ao final, o secretário Antônio Stroski e a equipe de funcionários da Semmas visitaram as dependências da Imprensa Oficial e puderam conhecer o Parque Gráfico e o setor de montagem e impressão do Diário Oficial, bem como a Editora da IOA e o departamento de acabamento e finalização de itens gráficos.
Para Antônio Stroski, a doação das obras é de extrema valia para a cultura e para incentivar a prática da leitura entre os amazonenses. “Essa doação tem um grande significado para nós pela instituição que é a Imprensa Oficial e pela qualidade do que está sendo doado. Esses livros vão agregar muito na campanha que estamos fazendo sobre o Dia do Livro, que culmina no próximo dia 18 de abril”, afirmou o titular da Semmas.
O Parque Municipal Lagoa Senador Arthur Virgílio Filho, a “Lagoa do Japiim”, é o primeiro local de coleta de livros da campanha, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, para a arrecadação. Mais de 500 títulos já foram doados.
Doação de livros
A doação de 387 livros da Imprensa Oficial para a Semmas faz parte de uma campanha da Prefeitura de Manaus para arrecadar obras literárias para a 6ª Feira de Livros de Manaus, prevista para acontecer em abril, em alusão ao Dia Nacional do Livro. Qualquer pessoa ou instituição também pode fazer doações para a campanha.