FOTOS: Kevyn Sousa/IdamO Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam) realizou, na quarta-feira (19/01), uma reunião com extensionistas das 69 unidades locais do interior do Amazonas e capital, para discutir e planejar ações direcionadas ao desenvolvimento das atividades agropecuárias, ordenamento ambiental, fundiário e organização social e produtiva das famílias rurais.
Há 25 minutos
Por Agência Amazonas
Extensionistas de todas 69 unidades locais do Idam participaram da reunião, realizada por videoconferência
“Vamos estruturar as unidades locais para melhor atender o nosso produtor familiar. Conforme a determinação do governador Wilson Lima, estamos investindo em tecnologia, como é o caso da mecanização agrícola familiar que já é realidade nos municípios de Parintins, Presidente Figueiredo, Nova Olinda do Norte, Manacapuru, Borba e outros municípios”, destacou o gestor.
Durante a reunião o diretor-presidente do Idam, Valdenor Cardoso, destacou alguns resultados alcançados em 2021, entre eles o do crédito rural, que alcançou mais de R$ 31 milhões em financiamentos, direcionados às atividades de pesca, fruticultura, avicultura, bovinocultura de corte e cultivo de mandioca.
Também se discutiu sobre o desempenho do ano passado e sobre os desafios trazidos pela pandemia de Covid-19 e pela cheia histórica, e sobre a importância de um planejamento e dedicação para superar os resultados anteriores e levar cada vez mais desenvolvimento para as famílias rurais.
Ainda segundo Valdenor, para 2022 a ideia é estabelecer metas mais intensas para aumentar o número de projetos de crédito rural aprovados e contratados por meio de parceiros como a Agência de Fomento da Amazonas (Afeam) e bancos da Amazônia, do Brasil e Caixa Econômica Federal. Além disso, o Idam irá intensificar as ações de fomento de sementes e mudas para atender o produtor.