Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Governo do Estado apoia pesquisa sobre potencial de plantas amazônicas contra obesidade, colesterol e células tumorais
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do AmazonasManchete

Governo do Estado apoia pesquisa sobre potencial de plantas amazônicas contra obesidade, colesterol e células tumorais

22/11/2022
Compartilhar

Por Agência Amazonas

Estudo recebe apoio da Fapeam, por meio do Programa Universal

O estudo atestou ainda a capacidade antioxidante e antimicrobiana da carapanaúba, planta que tem eficácia no combate a células tumorais. FOTO: Érico Xavier/FapeamExtratos da casca de uxi amarelo, planta nativa da Amazônia, apresentaram potencial para diminuir os níveis de colesterol e retroceder a evolução da obesidade em camundongos, indicam testes realizados em laboratório, no âmbito de um projeto apoiado pelo Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). O estudo atestou ainda a capacidade antioxidante e antimicrobiana da carapanaúba, planta que tem eficácia no combate a células tumorais.

De acordo com a coordenadora da pesquisa e doutora em Química Orgânica, Rita de Cassia Nunomura, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), os animais tratados com extratos de uxi amarelo demonstraram perda de peso significativa após o período de 40 dias, quando comparado com o grupo de roedores que não recebeu tratamento com a planta.

“O objetivo foi avaliar a influência da administração do extrato de uxi amarelo sobre a obesidade através de camundongos com obesidade induzida por ração experimental”, apontou a pesquisadora.

Dra. Rita de Cássia Saraiva Nunomura, coordenadora do projeto de pesquisa e doutora em Química Orgânica.FOTOS: Érico Xavier/FapeamNo estudo, informou Rita, os animais foram divididos quatro grupos, cada um com seis camundongos machos, sendo o grupo I de controle, alimentado com ração comercial, e os demais grupos alimentados com ração para indução da obesidade. “Os grupos II e IV receberam o extrato aquoso de uxi na forma de tratamento e prevenção, respectivamente, e ao final, foram avaliados os níveis de colesterol total e triglicerídeo”, explicou.

Plantas amazônicas

O projeto abordou o estudo da composição química e atividade biológica de três espécies de plantas consideradas medicinais pela população. A partir disso, a pesquisa verificou questões de eficácia e segurança científica do carapanaúba, do jucá e do uxi amarelo, sendo a última com maior capacidade para promover melhoras nos níveis de colesterol e na redução de peso dos camundongos testados.

Dados alcançados por meio da pesquisa também indicaram que extratos de carapanaúba apresentaram resultados promissores no combate a células tumorais e possuem atividade antioxidante significativa.

Impactos

FOTOS: Érico Xavier/FapeamSegundo Rita de Cassia, o estudo vai possibilitar futuros estudos sobre a produção e a autenticação de novos medicamentos e fitoterápicos, para o acesso da população, diante das atividades antioxidante e anti-obesidade observadas nas plantas analisadas.

Além disso, a pesquisa demonstra a importância das espécies nativas da Amazônia e contribui para a manutenção da floresta em pé, por meio da utilização científica de espécies de modo biossustentável.

Participantes

Doze pesquisadores vinculados à Ufam, ao Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e à Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) participaram da pesquisa “Química e farmacologia de plantas amazônicas utilizadas para o tratamento de inflamações uterinas e obesidade”, iniciada em 2018 e finalizada em 2020.

Universal

O projeto intitulado “Química e farmacologia de plantas amazônicas utilizadas para o tratamento de inflamações uterinas e obesidade” recebeu apoio da Fapeam, via Edital nº 002/2018 do Programa Universal.

O programa financia atividades de pesquisa científica, tecnológica e de inovação, ou de transferência tecnológica, em todas as áreas do conhecimento, que representem contribuição significativa para o desenvolvimento socioeconômico e ambiental do Amazonas em instituição de pesquisa ou ensino superior ou centro de pesquisa, público ou privado, sem fins lucrativos, com sede ou unidade permanente no estado.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Educação, Ensino Superior, Estado do Amazonas, Governo do Amazonas
Redação Informe Manaus 22/11/2022 22/11/2022
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Governador Wilson Lima inaugura PAC em Lábrea e reforça oferta de serviços de cidadania no interior do Amazonas

03/07/2025
Governo do Amazonas

Governador Wilson Lima entrega telessalas em Lábrea, o 19º município a contar com espaços para acesso à saúde especializada

03/07/2025
Governo do Amazonas

Governador Wilson Lima entrega Grupamento Integrado de Combate a Incêndio em Lábrea e reforça atuação dos bombeiros no sul do Amazonas

03/07/2025
Governo do Amazonas

Governo do Estado apresenta cronograma de ações do 2º Feirão Amazonas Meu Lar para construtoras credenciadas

03/07/2025
Governo do Amazonas

Gêmeas siamesas do Amazonas recebem alta da UTI após cirurgia complexa de separação

03/07/2025
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas entrega mais de 130 próteses oculares e zera fila do procedimento na Policlínica Codajás

03/07/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus