Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Governo do Amazonas incentiva produção de peixes com entrega de alevinos e pós-larvas para piscicultores
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do AmazonasManchete

Governo do Amazonas incentiva produção de peixes com entrega de alevinos e pós-larvas para piscicultores

06/01/2022
Governador Wilson LIma entrega alevinos a pisciultores de Manacapuru Foto Diego Peres Secom 1024x682 1
Compartilhar

Para fomentar a cadeia produtiva dos municípios com o potencial na atividade da piscicultura no Amazonas, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), entregou, em 2021, aproximadamente 2,8 milhões de pós-larvas e 850 mil alevinos de peixes das espécies de tambaqui, matrinxã e pirapitinga.

Ao todo, foram 20 municípios que receberam o fomento, que beneficiou 700 piscicultores das localidades. As entregas tiveram o apoio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal do Amazonas (Idam) e das secretarias municipais de Produção Rural.

“O governador Wilson Lima tem determinado mais investimentos na piscicultura e na pesca artesanal, por serem cadeias produtivas prioritárias e de grande potencial econômico e social para o estado. Além da doação gratuita de alevinos, ração e doação onerosa de aeradores, o Governo tem comprado o peixe, principal alimento dos amazonenses, nos programas Peixe no Prato e Programa Alimenta Brasil (PAB), garantindo a compra do pescado com preço justo”, destacou Petrucio Magalhães Júnior, titular da Sepror.

De acordo com o gerente de Aquicultura da Sepror, Oster Machado, o intuito das entregas de alevinos e pós-larvas é aumentar a produção de peixes no estado, diminuir os custos, além de gerar um crescimento na renda das famílias dos piscicultores beneficiados.

“As pós-larvas e alevinos são solicitados pelos Idam dos municípios, prefeituras ou entidades da categoria para atender o produtor, onde nessas demandas, encaminhamos para o nosso centro de produção em Balbina para o atendimento dessa solicitação. As pós-larvas geralmente vão para os municípios mais distantes e nos mais próximos, atendemos com os alevinos”, afirmou Oster.

Os municípios beneficiados foram: Autazes, Barreirinha, Caapiranga, Careiro Castanho, Coari, Codajás, Iranduba, Itacoatiara, Fonte Boa, Humaitá, Japurá, Manacapuru, Manaquiri, Maués, Novo Airão, Parintins, Presidente Figueiredo, Tapauá, Boa Vista do Ramos, Rio Preto da Eva, e a capital, Manaus.

O presidente da Cooperativa de Aquicultores e Produtores Rurais de Careiro Castanho (Capruc), Cauê Cassol, afirma que a doação desses alevinos vai fortalecer ainda mais a produção dos piscicultores em suas localidades.

“Nós da cooperativa recebemos o alevino e depois entregamos para os piscicultores, e acompanhamos todo o processo de engorda do pescado e prestamos assistência técnica. Agradecemos ao Governo do Amazonas por esse fomento na produção, é de suma importância para incentivar nossa atividade”, finaliza Cauê.

CTTPA

O Centro de Tecnologia, Treinamento e Produção em Aquicultura (CTTPA), situado no Distrito de Balbina, em Presidente Figueiredo (a 117 quilômetros de Manaus), é uma unidade de referência em reprodução de espécies de peixes nativos, com destaque para o tambaqui, matrinxã e pirapitinga.

Além de reprodução, o Centro desenvolve estudos de melhoramentos genéticos e de aprimoramento dos sistemas produtivos dessas espécies.

———

Por Agência Amazonas
FOTO: Diego Peres/Secom

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Autazes, Barreirinha, Boa Vista do Ramos, Caapiranga, Careiro, Coari, Codajás, Fonte Boa, Governo do Amazonas, Humaitá, Iranduba, Itacoatiara, Japurá, Manacapuru, Manaquiri, Manaus, Maués, Novo Airão, Parintins, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Tapauá
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Seap 01 audienciapublica 1024x682 1
Governo do Amazonas

Seap participa de audiência pública do Plano Nacional Pena Justa em Itacoatiara

06/06/2025
Em Urucara governador Wilson Lima destina mais de R 700 mil para fortalecer setor primario 1 Foto Mauro Neto Secom 1024x682 1
Governo do Amazonas

Em Urucará, governador Wilson Lima destina mais de R$ 700 mil para fortalecer setor primário

06/06/2025
Cosama Entrega das aguas dos bois Caprichoso e Garantido Fotos Reproducao Cosama 4 1024x1010 1
Governo do Amazonas

Festival de Parintins 2025: Cosama realiza a entrega de copos envasados aos bumbás Caprichoso e Garantido

06/06/2025
Ipem Am verifica etilo770 metros que sera771 o utilizados em Parintins foto 1 768x1024 1
Governo do Amazonas

Ipem-AM verifica etilômetros que serão utilizados pelo Detran em Parintins

06/06/2025
Sema 01 Projetos de Carbono Alex Pazuello Secom
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas inicia parcerias para projetos de carbono nos Parques Estaduais Sucunduri e Matupiri

06/06/2025
Governador Wilson Lima moderniza estrutura portuaria de Urucara com entrega de balsa flutuante e rampa metalica 1 foto Diego Peres Secom 1024x682 1
Governo do Amazonas

Governador Wilson Lima moderniza estrutura portuária de Urucará com entrega de balsa flutuante e rampa metálica

06/06/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus