FOTO: Arthur Castro e Bruno Zanardo/SecomFOTOS: Arthur Castro e Bruno Zanardo/SecomEm uma ação inédita em Rio Preto da Eva, o Corpo de Bombeiros do Amazonas (CBMAM) levou até o município, nesta sexta-feira (1º/04), o projeto Chamas da Saúde, que amplia a oferta de serviço médico especializado. Os atendimentos fazem parte da série de ações que o Governo do Estado realizou hoje em comemoração aos 40 anos do município.
Há 28 minutos
Por Agência Amazonas
Entre as ações está o “Chamas da Saúde”, que oferece consultas especializadas em áreas como cardiologia, ortopedia e dermatologia
A Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar) também ampliou a divulgação do projeto RespirAR, que auxilia vítimas com sequelas da Covid-19.
O governador Wilson Lima acompanhou as ações de saúde em Rio Preto da Eva, que incluíram oferta de teste rápido para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e a ampliação da oferta de vacinação contra a Covid-19, por meio da Secretaria de Estado de Saúde e a Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary da Costa Pinto (FVS-RCP).
Chamas da Saúde
A estrutura do projeto foi montada na Escola Municipal Alegria de Saber, com a expectativa de atender cerca de 500 pessoas, pacientes encaminhados pela regulação de saúde municipal. A ação, que já percorreu outros municípios do interior, amplia a oferta de consultas em Cardiologia, Ortopedia, Ginecologia, Dermatologia, Infectologia e Clínico Geral, entre outras.
Recepcionado pelo prefeito de Rio Preto da Eva, Anderson Souza, o governador Wilson Lima esteve no município acompanhado dos deputados federais Marcelo Ramos e Átila Lins, da deputada estadual Alessandra Campêlo e do deputado estadual Berlarmino Lins, além do prefeito de Novo Airão, Frederico Jr.
Nos serviços de enfermagem e farmácia, a população de Rio Preto da Eva pôde contar teste rápido para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), coordenados pela SES-AM e FVS-RCP, coleta de preventivo e realização de exames laboratoriais como hemograma, urina e glicemia, além do fornecimento de medicamentos.
“O Chamas da Saúde é uma ação que visa reforçar a oferta de atendimento de saúde nos municípios. Como o Corpo de Bombeiros possui um grande número de profissionais de saúde, nós vamos até os municípios onde desenvolvemos o projeto e buscamos as especialidades que estão com mais necessidade”, afirmou Helyanthus Borges, subcomandante geral do Corpo de Bombeiros.
O morador Dorinelson Nascimento sofreu um acidente em 2021, e ainda guarda sequelas. Ele aproveitou a ação para renovar os atendimentos e exames de saúde para a cirurgia que precisará fazer na perna.
Para os serviços odontológicos e de assistência social, foram realizadas com palestras orientativas, distribuição de kits de higiene bucal e atendimento com assistentes sociais.
Vacina e medicamentos
A SES-AM, através da Central de Medicamentos do Amazonas (Cema), reabasteceu o município de Rio Preto da Eva, repondo o estoque de medicamentos e suprimentos disponibilizados durante a ação.
“Aqui é uma oportunidade, agora, com esse atendimento que o pessoal dos Bombeiros está fazendo, não pode perder essa oportunidade, e é muito importante para mim por causa da minha perna. Estou precisando fazer essa cirurgia e essa foi uma oportunidade muito grande que veio aparecer aqui em Rio Preto da Eva”, ressaltou.
Na ação, foram disponibilizadas doses pediátricas da vacina contra Covid-19, e a 1ª, 2ª e 3ª doses para o público adulto, além da 4ª dose para as pessoas com alto grau de imunossupressão e idosos a partir de 70 anos que receberam a dose de reforço (terceira dose) há, pelo menos, quatro meses.
Até o domingo (03/04), equipes da SES-AM e da FVS-RCP irão atuar nos postos de vacinação montados também na Escola Municipal Alegria de Saber, localizada no Centro da cidade.
Durante o evento, presente no stand da Faar, o Projeto Esporte e Lazer na Capital e Interior (Pelci) levou orientação sobre as modalidades esportivas disponíveis no projeto. Entre elas estão: futebol, futsal, jiu-jitsu, vôlei, handebol e basquete, para crianças e jovens de 8 a 17 anos, nos seis núcleos já em funcionamento na capital.
RespirAR
A Faar disponibilizou servidores do projeto RespirAR – que auxilia vítimas com sequelas da Covid-19 – para divulgação do projeto e orientação de fisioterapia, com exercícios cardiorrespiratórios, e educação física, com alongamento e ginástica laboral. O posto do RespirAR contou, ainda, com a presença de técnico de enfermagem para oferta de aferição de pressão e medição de glicose ao público em geral.