Quem passeia pelas ruas de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus) já notou que um colorido diferente deu vida nova a vários pontos da cidade. O Roteiro das Artes, uma galeria a céu aberto com mais de dois mil metros quadrados espalhados pela Ilha Tupinambarana, expressa a arte parintinense em suas variadas formas, cores e manifestações culturais.
‘Roteiro das Artes’, implantado com apoio do Governo do Amazonas, tem mais de dois mil metros quadrados e envolveu 90 artistas de Parintins
A principal obra está na fachada do Centro Cultura de Parintins – Bumbódromo, que se transformou em um mural gigante, com quase 800 metros quadrados. Intitulada “Vitória da Cultura Popular”, a pintura é assinada pela dupla de artistas parintinenses Curumiz, composta por Alziney Pereira e Kemerson Freitas.
Com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e da Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC), a galeria a céu aberto conta com obras que envolveram 90 profissionais do município, gerando emprego e renda para os artistas do segmento de artes visuais. O roteiro faz parte do “Circuito +Cultura”, que traz diversas opções culturais gratuitas para a população.
Para executar o mural, concluído em 20 dias, a dupla contou com outros dois ajudantes. Foram utilizados 138 litros de tinta líquida e em spray. A obra virou atração turística e motivo de orgulho para o duo Curumiz.
“Para nós é uma honra estampar o templo sagrado da arte parintinense, que é o Bumbódromo. Essa valorização do Governo em demonstrar esse carinho pelos artistas depois de dois anos afastados do festival, enfrentando uma pandemia que levou várias vidas, isso é muito legal tanto para nós artistas quanto para os parintinenses e para quem está vindo para o festival”, ressaltou Alziney Pereira, 26.
O secretário da pasta, Marcos Apolo Muniz, ressaltou o envolvimento de artistas no projeto.
“A ideia principal é celebrar a nossa brincadeira, nossa cultura parintinense que voltou depois de dois anos. É um êxtase como artista, a gente é parintinense, entregar essa obra feita por parintinenses, para Parintins, no maior templo do festival. É um êxtase grande para a gente, é o nível máximo que a gente conseguiu como objetivo de artista”, declarou Kemerson Freitas.
Arte para todos – Para além das ruas principais, rota da maioria dos turistas que vão a Parintins, o Roteiro das Artes levou novos ares também para áreas de bairros mais distantes do agito da Ilha. É o caso do muro da Mini Vila Olímpica da cidade, localizado no bairro Palmares.
“O governador Wilson Lima determinou que todos os profissionais envolvidos, dentro e fora da disputa entre Caprichoso e Garantido, sejam filhos de Parintins e estamos orgulhosos desse projeto, que reúne talentosos artistas e trabalhadores da ilha dos bumbás, o que destaca ainda mais a qualidade da arte amazonense”, afirmou o secretário.
“É muito importante, eu vejo como um reconhecimento dos artistas que trabalham a arte urbana em Parintins, que há muito tempo vêm lutando e fazendo seus trabalhos. A arte urbana é isso, é dialogar, a pessoa olha para a nossa arte, ela interage com a nossa arte e isso é muito gratificante para a gente como artista”, pontuou Josinaldo.
A obra “Entre a biografia e a arte”, do artista visual Josinaldo Mattos, traz um misto de vivências pessoais com o imaginário do caboclo parintinense. As pinturas permitem uma interação com quem passa pelo muro.
“Eu me desafiei, usando várias técnicas que eu utilizo no meu trabalho em uma composição só. Parintins tem uma identidade artística e cultural que expressa a diversidade e tem muita coisa que vai além do boi bumbá”, apontou Pito.
Mistura de estilos – Já o artista Pito Silva experimentou a mistura de diversas técnicas para colorir o muro do Planeta Boi com a obra “Arte nas periferias de Parintins”.
Foto: Bruno Zanardo/SecomRoteiro das Artes
“Todos nós olhamos para Parintins como a terra dos artistas. Muitas vezes essa cidade ficou apagada, principalmente no período da pandemia, muitos artistas passaram por dificuldades, a arte como um todo foi afetada. Um projeto como esse veio dar oportunidade e incentivar todo aquele potencial que ficou guardado, isso nos deixa muito feliz”, acrescentou o artista visual.
Endereço: Centro Cultural Bumbódromo de Parintins – Avenida Nações Unidas, Centro
Mural Vitória da Cultura Popular
Endereço: Estrada Parintins, Macurany
Excultura
Endereço: Muro da Escola Estadual Thomaszinho Meireles – Rua Fausto Bulcão, Palmares
Grafismo Sateré-Mawé
Endereço: Muro da Quadra Silvio Myoto –Rua Marechal Castelo Branco, Centro
Aquário Amazônico
Endereço: Comunidades do Bom Socorro do Lago do Zé Açu – Vila Amazônia e Ilha das Guaribas (zona rural de Parintins)
Arte Ribeira
Endereço: Estacionamento do Cais do Porto de Parintins – Rua Vieira Júnior, Centro
Letreiro Eu Amo Parintins
Endereço: Estacionamento do Cais do Porto de Parintins – Rua Vieira Júnior, Centro
Monumentos artísticos
Endereço: Muro da Rádio Alvorada de Comunicação – Rua Governador Leopoldo Neves, Centro
Mural Memorial das Artes
Endereço: Hall do 2º andar do Prédio Novo no Centro de Estudos Superiores de Parintins da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) – Estrada Odovaldo Novo, bairro Dejard Vieira
Mostra permanente Sons de Parintins
Endereço: Muro da Rádio Clube de Parintins – Estrada Odovaldo Novo, bairro Dejard Vieira
Levi Gama e o universo mágico do Caboclo
Endereço: Muro da Rádio Clube de Parintins – Estrada Odovaldo Novo, bairro Dejard Vieira
Jarbas Lobão e os seres encantados da Amazônia
Endereço: Muro do Planeta Boi – Estrada Odovaldo Novo, bairro Djard Vieira
Pito Silva: arte nas periferias de Parintins
Endereço: Rua Álvaro Maia, Centro
Dermison Salgado: dia e noite nas ruas da cidade
Endereço: Rua Gomes de Castro, bairro Centro
Dennis Amoedo e a força das mulheres parintinenses
Endereço: Muro do Cemitério – Rua Clarindo Chaves, Centro
Miguel Carneiro: festas e tradições da Ilha Tupinambarana
Endereço: Liceu de Artes e Ofícios Claudio – Avenida Nações Unidas, Centro
Evanil Maciel: memória afetiva dos bois-bumbás
Endereço: Muro do Estádio Municipal – Avenida Nações Unidas, Centro
Andrew Viana: os povos indígenas do Brasil
Endereço: Muro da mini Vila Olímpica – Rua Maués, Palmares
Josinaldo Mattos: entre a biografia e a arte
———
Por Agência Amazonas
Foto: Bruno Zanardo/Secom