Com o objetivo de fortalecer o controle de infecção hospitalar e promover a segurança do paciente, a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), por meio da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), realiza, nesta terça-feira (15/03) e quarta-feira (16/03), uma capacitação para implantar novos núcleos de Comissão de Prevenção e Controle de Infecção em Serviços de Saúde (CCIH) e de Núcleo de Segurança do Paciente (NSPs) no Amazonas.
Capacitação inclui aula expositiva teórica com casos clínicos práticos
A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destaca que os profissionais de saúde devem estar atualizados para prevenção de infecção em serviços de saúde e eventos adversos relacionados à assistência prestada ao paciente. “Essa capacitação vai subsidiar os novos coordenadores para a implementação de estratégias de melhorias das CCIH’s e núcleos de segurança do paciente”, afirma Tatyana.
A programação inclui aula expositiva teórica com casos clínicos práticos sobre o serviço de controle de infecção em serviço de saúde e de segurança do paciente. A capacitação é voltada para coordenadores do CCIH e NSPs recém incluídos na função de gestão desses núcleos nas unidades de saúde, da capital e do interior do estado.
“O objetivo é a redução de ocorrência de infecções, aumentar a segurança cada vez mais e perseguir a excelência no atendimento”, acrescenta Evelyn.
Segundo a coordenadora da Comissão Estadual de Prevenção e Controle de Infecção em Serviços de Saúde da FVS-RCP, Evelyn Campelo, os profissionais serão estimulados a buscarem melhoria contínua na qualidade do serviço prestado nas unidades de saúde.
Referência – A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas, o que inclui a coordenação de núcleos de Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e Núcleo de Segurança do Pacientes (NSPs), por meio da Comissão Estadual de Prevenção e Controle de Infecção em Serviços de Saúde (CECISS).
Prevenção – Por meio de uma Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), os hospitais objetivam reduzir o risco de infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAs), monitorando as doenças e definindo medidas de controle. Já pelos Núcleos de Segurança de Paciente (NSPs), as equipes de saúde atuam com um conjunto de medidas para prevenir e reduzir a ocorrência de incidentes nos serviços de saúde que podem ou poderiam resultar em dano desnecessário para o paciente.
A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Contato telefônico da FVS-RCP (92) 2129-2500 e 2129-2502.
———
Por Agência Amazonas
FOTO: Natanael Maricaua/FVS-RCP