Atleta desde os sete anos, Laura Calado conquistou diversos títulos na modalidade Kata
Um prodígio nas competições desde os sete anos, a aluna e atleta Laura Calado é a campeã sul-americana 2022 na modalidade Kata-Karatê, título disputado em abril de 2022. Esforçada no esporte e nos estudos, a estudante é representante do Brasil no campeonato Pan-Americano, que acontece em agosto, no México.
Colecionando títulos estaduais e nacionais, a tetracampeã brasileira no esporte também participou da última edição dos Jogos Escolares do Amazonas (JEAs) e irá para a fase nacional dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) na modalidade Karatê.
O foco da estudante e de sua técnica, Mirlandia de Oliveira, é trabalhar para que o crescimento seja contínuo, tanto nos estudos quanto no esporte.
“Desde cedo percebi a dedicação dela nos treinos, então começamos a sonhar juntas em como iríamos trilhar esse caminho. Eu sou extremamente feliz e grata por tê-la em minha vida, gosto dela como filha, e não é pelos títulos dela, e sim pela coragem que ela tem desde pequena de enfrentar os desafios que aparecem”, afirma Mirlanda.
Laura afirma que pretende seguir na carreira de atleta e defender seus títulos durante todo o ano. Seu objetivo pessoal é chegar em mundiais e olimpíadas.
“O Karatê já é uma parte da minha vida e uma parte de mim, então pretendo continuar e evoluir. Agora, com menos de um mês para o Pan-americano, estou dando meu máximo para chegar lá e representar nosso Brasil”, comenta a estudante.
Com apoio da comunidade e de sua Escola Estadual Adalberto Valle, localizada na zona sul da capital, a atleta irá participar do campeonato Pan-americano de 24 a 27 de agosto, no Ginásio Olímpico Juan de La Barrera, na cidade do México.
Modalidade Kata
O Karatê tem como foco a perfeição do caráter, através de árduo treinamento e rigorosa disciplina da mente e do corpo. No Kata, não há contato físico. Em competições, cinco juízes atribuem pontos ao carateca de acordo com o seu desempenho, com base na execução correta e na velocidade dos movimentos.
———
Fonte: Agência Amazonas de Notícias
FOTOS: Eduardo Cavalcante/Seduc