Com o tema “Projetos e Práticas Educativas no Contexto Amazônico: aprendizagem para além da sala de aula”, iniciou nesta quinta-feira (15/12), o I Congresso de Educação do Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Bilíngue Gilberto Mestrinho, que expôs o resultado dos projetos científicos desenvolvidos por alunos e professores em 2022.
O primeiro dia contou com mesas redondas, apresentações musicais e apresentação dos projetos pelos professores que obtiveram sucesso nas práticas.Ádila Marta, gestora da escola, descreve qual o objetivo do congresso e suas considerações sobre as práticas desenvolvidas ao longo do ano de 2022.
“O desejo é compartilhar essa vivência, essa experiência e incentivar outros profissionais da educação a trabalharem também com essas práticas. Nos nossos projetos todos os nossos alunos são participantes, fazendo com que eles sejam protagonistas de sua aprendizagem”, diz a gestora
O professor de filosofia, Daniel Cruz, descreve o projeto desenvolvido com os alunos, a partir do contexto amazônico.
“Nós trabalhamos a investigação sobre o que é tecnologia a partir do olhar dos povos originários e tradicionais da Amazônia, ou seja, ao mesmo tempo que os estudantes descobriram o que de fato é tecnologia eles conheciam um pouco da própria cultura”, aponta o professor.
O congresso segue com atividades durante esta sexta-feira (16/12). No segundo dia os estudantes farão a defesa de seus projetos e descreveram o processo de pesquisa e desenvolvimento das ações durante o ano de 2022. São aproximadamente 25 projetos em exposição.
Fotos: Eduardo Cavalcante/Seduc