Por Juscelino Simões
Equipe Ascom Foto: Juscelino Simões
Diretor da Escola de Enfermagem de Manaus, Esron Rocha, recebe honraria das mãos do vereador Daniel Vasconcelos em comemoração pelo aniversário da Escola.
A Escola de Enfermagem de Manaus (EEM) da Universidade Federal do Amazonas foi homenageada pelos seus 73 anos de existência na Câmara Municipal de Manaus na manhã desta quinta-feira, dia 24, em solenidade ocorrida no Plenário Adriano Jorge. A homenagem foi proposta pelo vereador Daniel Vasconcelos por meio do requerimento de nº 19916/2022, presidente da Comissão de Saúde da Câmara (Comsau/CMM).
A solenidade contou com a presença do pró-reitor de Ensino de Graduação da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), David Lopes Neto, representante do reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, do diretor da Escola de Enfermagem de Manaus, professor Esron Soares Rocha, além de coordenadores, professores, colaboradores e alunos da Instituição, representantes do governo estadual, da Câmara Federal e convidados.
O vereador e presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Manaus (Comsau/CMM), Daniel Vasconcelos (PSC), presidiu a sessão solene em homenagem aos 73 anos da Escola de Enfermagem de Manaus da Universidade Federal do Amazonas, ocorrida nesta quinta-feira.
Para o vereador Daniel Vasconcelos, o ato foi uma merecida homenagem a uma instituição que tem papel fundamental para a saúde do Amazonas. “Sabemos dos relevantes serviços prestados durante esses 73 anos de existência, formando profissionais de excelência que estão cuidando da nossa população nos mais diversos lugares, nos âmbitos público e privado. Como presidente da Comissão de Saúde, é uma honra poder presidir essa justa homenagem”, disse o parlamentar.
O diretor da Escola de Enfermagem de Manaus, professor Esron Rocha, afirmou estar grato pela homenagem e destacou a atuação da Instituição na formação dos profissionais da área. “Quero agradecer ao vereador Daniel Vasconcelos, por entender e ceder o espaço para esta homenagem. A Escola de Enfermagem é a primeira Instituição no Amazonas a formar trabalhadores da Enfermagem para o mercado de trabalho. A maioria destes formandos estão nas secretarias estaduais e municipais, atendendo as demandas sociais, seja formando técnicos de enfermagem, enfermeiros, projetos de pós-graduação, mestrado e propondo agora, o doutorado”, destacou.
Para o pró-reitor de Ensino de Graduação da Ufam, a sessão solene representou o reconhecimento do trabalho de qualidade que a Escola vem desenvolvendo. “A Escola de Enfermagem, tanto para Manaus, quanto para o Amazonas, região Norte, Brasil e o mundo, tem grande relevância por formar profissionais de alta qualidade. A Ufam é parte desta história, trazendo para dentro da Universidade, a partir de 1997, a Escola, uma unidade de alto padrão, que desde 1949, vem formando profissionais na Amazônia. Esse reconhecimento da Câmara Municipal é de suma importância”, disse o professor.
A estudante do quinto período de Enfermagem, presidente do Centro Acadêmico do curso de Enfermagem (Cacen), Rebeca Alves Mendes, destacou que a Instituição é um lugar de oportunidades. “Sempre me identifiquei com a área de saúde em geral. Ao terminar o Ensino Médio, comecei a pesquisar mais sobre, e, acabei me identificando com o curso, por cuidar das pessoas, uma parte mais humanitária. Na Escola, expandi meus horizontes, pois é um lugar de muitas oportunidades para os alunos, o que é de extrema importância, principalmente na área científica. E por ser ensino de tempo integral, a escola se tornou a minha segunda família”, comentou a estudante.
A finalista do curso de Enfermagem, Sabrina Dias, ficou feliz de participar da solenidade de homenagem da Escola de Enfermagem de Manaus e afirmou a relevância da Instituição em formar profissionais com qualidade. “Sou finalista do curso de Enfermagem e estou muito feliz de estar aqui participando da solenidade de aniversário de 73 anos da Escola que tem relevância na formação de profissionais para área de saúde no Amazonas. Feliz por participar desta jornada pela Escola e essa homenagem contribui muito pra formação dos profissionais e pra divulgar a Escola de Enfermagem”, disse a formanda.
História da Escola
A constituição da Escola de Enfermagem de Manaus iniciou-se em 2 de dezembro de 1949, na Superintendência do Plano Nacional de Valorização da Amazônia (SPVEA) sendo mantida pela Fundação Serviço Especial de Saúde Pública por 42 anos. Em 1991, passou a compor a estrutura da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), onde ficou até 1997. Em 27 de agosto do mesmo ano, a Escola foi incorporada à estrutura da então Universidade do Amazonas, migrando do Ministério da Saúde para o Ministério da Educação (MEC), onde permanece até hoje.