Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Equoterapia: PMAM se torna a maior referência em tratamentos terapêuticos do país
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Geral

Equoterapia: PMAM se torna a maior referência em tratamentos terapêuticos do país

06/06/2022
Compartilhar

FOTOS: Divulgação/PMAMO maior Centro Militar de Atividades Terapêuticas com equinos do Brasil pertence à Polícia Militar do Amazonas (PMAM), no Núcleo de Equoterapia da PMAM, o qual vem se tornando referência em tratamentos terapêuticos. Criado em 5 de agosto de 1992, a unidade completará 30 anos de existência com mais de 10 mil atendimentos realizados no Regimento de Polícia Montada (RPMON), bairro Dom Pedro, zona oeste de Manaus.
Há 30 minutos
Por Agência Amazonas

Criado em 5 de agosto de 1992, a unidade completará 30 anos de existência com mais de 10 mil atendimentos realizados

O programa de Equoterapia a cada ano tem ganhado, pelos excelentes resultados, repercussão nacional tão intensa que pessoas de outros Estados procuram o Núcleo para participar do programa, que por questões logísticas ainda possui fila de espera, mesmo tendo triplicado a capacidade neste ano de 2022.

De acordo com o capitão PM Torres, a qualidade e capacitação fez o núcleo ser reconhecido, hoje, como o maior Centro Militar de Atividades Terapêuticas com equinos do Brasil. “Isso é Equoterapia, a terapia do toque, a terapia dos olhares, a terapia dos sentidos, enfim a terapia do amor. Reabilitar é amar”, destacou o capitão.

Outras Polícias Militares, como a do estado de São Paulo, buscam a PMAM para conhecer e aprender mais sobre como é realizada a Equoterapia.

Devido aos resultados, essa modalidade de terapia passou a ser indicada pelos profissionais da saúde, que percebem a evolução do paciente no tratamento. “Nossa terapia vem trazendo resultados tão satisfatórios na reabilitação de pessoas com deficiência que, hoje, diversas áreas da medicina indicam a Equoterapia na reabilitação de doenças cognitivas ou motoras”, disse o capitão.

O crescimento do Núcleo de Equoterapia, acontece não só pelo aumento na quantidade de praticantes, mas pela implementação inovadora com a cromoterapia, ludoterapia, musicoterapia, circuitoterapia e jogos terapêuticos em cima do equino. Isso trouxe resultados muito satisfatórios na reabilitação dos praticantes.

“Somos referência porque temos uma equipe qualificada que atende não somente o praticante, mas todo seu ciclo social. Além disso, desenvolvemos pesquisas e estamos sempre em busca de melhorar nossos resultados”, completou ele.

Todos os pacientes da Equoterapia são atendidos por uma equipe multidisciplinar completa, composta por mais de 30 profissionais nas diversas áreas de saúde, educação e equitação. Todos capacitados e qualificados para o acompanhamento e reabilitação de cada paciente e acompanhamento social de familiares.

FOTO: Divulgação/PMAMAtualmente, o núcleo alcança 150 praticantes, atendidos semanalmente, nos turnos da manhã e tarde, em todas as quatro fases do programa. O atendimento equoterápico ocorre de forma gratuita e assistencial, com quase oito mil pessoas atendidas por ano.

Método terapêutico

Mobilização pélvica, melhora do equilíbrio e postura, desenvolvimento da coordenação de movimentos entre tronco e visão e a interação com o cavalo. Esse é o trabalho realizado pelos profissionais do Núcleo de Equoterapia. O local recebe crianças e jovens com paralisia cerebral, autismo, hiperatividade, deficiência auditiva, síndromes de Down, de Asperger e de West, entre outras condições, para aplicação de método terapêutico e educacional com o uso de cavalos.

A equipe de profissionais é composta por médico, fisioterapeuta, psicólogo, fonoaudiólogo, pedagogo, psicopegadogo, assistente social, educador físico, equitadores, equoterapeutas, médicos veterinários, entre outros.

O atendimento é realizado uma vez por semana, com duração aproximada de 30 minutos, envolvendo equinos devidamente adestrados e instrutores que possuem uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Educação, Manaus, Polícia, Polícia Militar
Redação Informe Manaus 06/06/2022 06/06/2022
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Geral

Instituições reafirmam parceria em prol da educação indígena na fronteira

06/09/2024
Geral

Portaria de prorrogação dos auxilios estudantis é publicada

06/09/2024
Geral

Linha 125 do campus passará a utilizar ônibus elétrico

06/09/2024
Geral

Graduação de Antropologia, de Benjamin Constant (INC/Ufam), sobe de 3 para 4 na Avaliação do MEC

06/09/2024
Eleições 2024Geral

Justiça Eleitoral condena Amom Mandel por mensagem caluniosa e concede direito de resposta a David Almeida

31/08/2024

David se emociona ao lembrar último desejo de sua mãe

21/08/2024
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus