A Polícia Militar do Amazonas está em plena execução do Programa Comunidade Mais Segura. Desde que foi lançado pelo Governo do Estado, a corporação, por meio de suas unidades militares subordinadas ao Comando de Policiamento Metropolitano (CPM), vêm desenvolvendo diversas ações junto às comunidades atendidas em suas áreas de atuação na capital.
O Comando de Policiamento da Área Leste (CPA-Leste) realizou, na segunda-feira (14/03), reuniões comunitárias com a participação de líderes e representantes de comunidades das localidades cobertas pelas ações de policiamento da 14ª e 11ª Companhias Interativas Comunitárias (Cicoms).
Na sede da 14ª Cicom, foi discutido junto aos comunitários vários temas do Programa, como segurança pública, comunidade, apoio e integração para o bem-estar da comunidade. A Polícia Militar destaca que a participação, integração e envolvimento da comunidade é muito importante para melhorar a qualidade de vida dos moradores.
Durante o encontro, foram registradas as demandas solicitadas pela população. Dentre elas estão a atenção prestada pelo órgão competente aos idosos; infraestrutura urbana, habitacional, viária e iluminação pública; ações sociais e providências perante a áreas consideradas de mancha criminal, consumo e comércio ilícito de drogas existentes na zona leste; reforço no efetivo militar que atua na região; limpeza pública, dentre outras.
Em continuidade das atividades, o comandante da 11ª Cicom, capitão PM Marcelo Paulino, realizou na manhã de segunda-feira, uma série de visitas a todas as escolas da rede estadual e municipal de ensino, localizadas na área de atuação da unidade. “O objetivo é coletar possíveis ocorrências e prestar permanente apoio aos gestores das unidades educacionais, onde foi disponibilizado o contato da Supervisão de Área para demandas (92) 98842-1593”, ressaltou o comandante.
Já na área de abrangência do CPA-Oeste, foi realizada na última semana, uma reunião comunitária, com a participação de comunitários e estudantes, na Escola Estadual Júlia Bittencourt, localizada na avenida Brasil, bairro Compensa. O encontro contou ainda com a participação de professores e dos comandantes do CPA-Oeste, tenente-coronel PM Eddie César e da unidade subordinada, a 8ª Cicom, capitão PM André Rocha, abordando dentre outros temas, conduta, disciplina e segurança no ambiente escolar.
Os comandantes militares repassaram informações sobre a parceria desenvolvida entre a PMAM e Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio de seus comandos de policiamento existentes na região, visando garantir maior segurança no ambiente escolar. Também foi feita uma palestra para apresentar aspectos da “Comunidade Mais Segura”.
Para o comandante-geral da PMAM, coronel Vinícius Almeida, a parceria entre a Polícia e a comunidade é fundamental no desenvolvimento das ações do Programa. “Estaremos unidos nas reuniões para contribuir com a promoção da segurança pública. Esses encontros vão acontecer periodicamente em todas as zonas da capital, conforme o cronograma estabelecido pela Corporação e a Unidade Gestora de Integração”, ressaltou o comandante-geral.
O programa
A iniciativa tem como objetivo aproximar a população das forças de segurança do Estado, por meio da integração de diversos órgãos, especialmente com a Corporação Militar, visando prestar além do serviço de policiamento, os demais serviços públicos, impactando na qualidade de vida da população amazonense. O programa é uma estratégia do Programa Amazonas Mais Seguro, lançado pelo Governo do Estado.
———
Por Agência Amazonas
FOTOS: Divulgação/PMAM