Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Doença de Parkinson: geriatra da SES-AM orienta sobre sintomas e diagnóstico
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Geral

Doença de Parkinson: geriatra da SES-AM orienta sobre sintomas e diagnóstico

11/04/2022
Compartilhar

Há 20 minutos
Por Agência Amazonas

No dia mundial de conscientização sobre a doença, especialista destaca cuidados, sinais e estigmas

FOTOS: Rodrigo Santos/SES-AMComemorado nesta segunda-feira (11/04), o Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson é voltado para sensibilizar a população sobre cuidados com pacientes e o diagnóstico da doença. A geriatra Marília Lobo, do Centro de Atenção ao Idoso (Caimi) André Araújo, unidade da Secretaria do Estado de saúde (SES-AM), alerta para os principais sinais e o tratamento com equipe multiprofissional.

“Às vezes a doença começa bem antes, a gente ainda não tem muitos avanços na questão de diagnóstico porque é clínico, pelos sintomas. Quais são os sintomas que caracterizam mais: o tremor é um deles, mas não é o principal e não é o mais precoce. O que a gente vê que é o mais precoce é essa lentidão de movimento, de coordenação. Além dessa lentificação de movimento, a gente tem os tremores, a instabilidade postural e aumento do risco de queda e a rigidez”, explicou a médica.

De acordo com a especialista, existem os sintomas não motores também, como transtornos psicológicos e alterações intestinais. “Podem estar associados, por exemplo, a depressão, ansiedade, alteração de sono, insônia, PODE ter alteração de hábito intestinal, constipação é muito comum do paciente também com Parkinson. Quando é abordado por uma terapêutica com a equipe multidisciplinar o resultado é muito melhor, o tratamento é muito mais eficaz”, ressaltou Marília.

Diagnóstico e tratamento 

Geriatra Marília Lobo, do Centro de Atenção ao Idoso (Caimi) André Araújo. FOTOS: Rodrigo Santos/SES-AMA identificação precoce da doença de Parkinson e os cuidados após o diagnóstico clínico são ressaltados pela geriatra, dando ênfase ao acompanhamento multiprofissional para uma reabilitação de maior sucesso.

“A gente precisa o quanto antes do fisioterapeuta para tentar melhorar essa questão do movimento, dar melhor força, equilíbrio e resistência. Esses pacientes caem com muita facilidade e traz todas as consequências e agravos que tem o perigo das quedas. Às vezes o acompanhamento com a fonoaudióloga porque a doença de Parkinson tem alteração da voz, fica mais baixa e aumenta o risco de começar a engasgar, que é a disfagia”, disse a geriatra.

A médica também alerta para os estigmas da doença e como isso PODE prejudicar o processo de investigação, principalmente nos pacientes mais idosos. De acordo com Marília, a doença é mais recorrente a partir dos 40 e 60 anos.

“É muito importante para tentar desmistificar muita coisa, tirar aqueles estigmas. Por exemplo, existe uma fala nas especialidades que a gente utiliza muito: ‘Nem todo Parkinson treme e nem todo tremor é Parkinson’. A gente tem algumas dificuldades, por exemplo, o envelhecimento em si, ele já tem alguns estigmas, ‘O idoso é lento, ele é devagar para fazer movimento. O idoso treme, é normal do envelhecimento’. Às vezes isso já começa a dificultar, inclusive o diagnóstico mais precoce, porque é atribuído ao envelhecimento normal”, enfatiza.

Serviço

Os Caimis André Araújo e Ada Viana, localizados nas zonas norte e oeste de Manaus, respectivamente, são unidades da REDE estadual de saúde especializadas no atendimento à terceira idade, com profissionais capacitados para diagnosticar e encaminhar o paciente para outras áreas especialidades, conforme a necessidade. Os Caimis funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

A geriatra ressaltou a qualidade de vida e o cuidado terapêutico oferecido na REDE pública de saúde. “O Caimi tem essa característica de atendimento do idoso e é uma equipe multidisciplinar. O idoso passa pela enfermagem, serviço social, além do médico, clínico ou geriatra. A gente PODE encaminhar para a fisioterapia, psicólogo, fonoaudióloga e para nutricionista. Temos serviços que podem fazer diagnóstico e melhorar a qualidade de vida”, ressaltou a médica.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Manaus
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Geral

Expoagro 2025: Evento com isenção de ICMS no Amazonas

17/09/2025
Geral

Habitar na Casa do Senhor: Encontre a Presença Divina

17/09/2025
Geral

Governador Wilson Lima e os Avanços da Saúde no Amazonas

17/09/2025
Geral

Quando o Amor é Refúgio: Dicas para Casais

16/09/2025
Geral

Cetam abre 5,7 mil vagas em cursos técnicos

16/09/2025
Geral

Complexo Hospitalar Sul: Ensino e Pesquisa em Foco

16/09/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus