Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Dia Internacional do Celíaco: SES-AM alerta para sintomas e tratamento da doença autoimune
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Geral

Dia Internacional do Celíaco: SES-AM alerta para sintomas e tratamento da doença autoimune

15/05/2022
Compartilhar

Há 55 minutos
Por Agência Amazonas

Os portadores da doença celíaca são intolerantes ao glúten, proteína encontrada no trigo, aveia, cevada, centeio e seus derivados

FOTOS: Acervo Pessoal e Gilmar Miranda/SES-AMNeste domingo (15/05), é o Dia Internacional do Celíaco, enfermidade que afeta pessoas intolerantes ao glúten e seus derivados, causando desconforto abdominal e outros sintomas como diarreia, prisão de ventre e até anemia. Por conta desta data, a Secretaria de Estado de saúde do Amazonas (SES-AM) alerta para os sinais, necessidade do diagnóstico precoce e tratamento da doença.

Os portadores da doença celíaca são intolerantes ao glúten, proteína encontrada nos cereais trigo, aveia, cevada, centeio e seus derivados, presente em alimentos como massas, pizzas, bolos, pães, biscoitos, cerveja, uísque e alguns doces. O organismo dos celíacos têm dificuldades de absorver os nutrientes dos alimentos, vitaminas, sais minerais e água.

De acordo com o gastroenterologista Marcelo Tapajós, que atua na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCecon), a doença celíaca acomete pessoas de qualquer idade e ambos os sexos. Os sintomas mais frequentes são diarreia, perda de peso e déficits de nutrientes.

“É uma doença autoimune causada pela intolerância ao glúten. A doença celíaca é diferente da sensibilidade ou intolerância ao glúten. Se você tem sensibilidade ao glúten, PODE ter sintomas semelhantes aos da doença celíaca, como dor abdominal e cansaço. Porém, a sensibilidade ao glúten não danifica o intestino e não tem relação com o sistema imunológico”, explicou.

A estudante Nathalle Figueira, 26, foi diagnosticada com a doença celíaca quando tinha um ano e oito meses. Ela contou que o começo foi difícil e vivia questionando a mãe sobre sua condição. Hoje, ela consegue conviver, normalmente, com a doença autoimune e realiza exames periodicamente para o controle.

“O convívio com a doença é algo que faz parte de mim. Não é fácil, pois passei por altos e baixos. Cresci sabendo o que devia ou não devia comer, mas na minha infância e adolescência tive uns momentos de revolta e questionamentos: por que todo mundo PODE comer glúten e eu não? Por que nasci assim? E minha mãe, pacientemente, me explicava que uma das minhas missões estava ligada a doença”, afirmou Nathalle.

FOTOS: Acervo Pessoal e Gilmar Miranda/SES-AMNathalle ajuda pessoas recém-diagnosticadas por meio de um blog pessoal ‘Manaus Gluten Free’, em que ela administra junto com outra amiga, que também é celíaca, disponível tanto no Instagram quanto no WhatsApp. Elas também contam com o apoio da Associação da Pessoa Alérgica Alimentar do Amazonas.

Assistência – O diagnóstico é realizado por meio de exame de sangue, que verifica a presença de anticorpos específicos. De acordo com o médico, mais de 70% dos pacientes são diagnosticados depois dos 20 anos de idade. “ É uma doença autoimune e precisa de um gatilho, que é o próprio glúten, e uma predisposição genética. Existem anticorpos que dão esse diagnóstico da doença celíaca e é importante que se faça também a endoscopia digestiva no intestino delgado”, disse Marcelo.

O tratamento deve ser iniciado com o primeiro atendimento em uma unidade básica de saúde (UBS). Após essa primeira avaliação médica, caso seja necessário acompanhamento especializado, o paciente será encaminhado para uma unidade da REDE pública estadual.

O tratamento mais indicado para doença celíaca, sensibilidade ao trigo ou alergia ao glúten é dieta isenta de glúten contínua, para o desaparecimento dos sintomas e complicações. Conforme o gastroenterologista, a doença celíaca não tem cura. Por isso, a dieta restritiva deve ser seguida rigorosamente pelo resto da vida.

Data – O Dia Internacional do Celíaco é comemorado no terceiro domingo de maio com o objetivo de divulgar a doença, a importância da alimentação, além de chamar a atenção para o diagnóstico precoce.

De acordo com a Federação Nacional das Associações de Celíacos do Brasil (Fenacelbra), pelo menos 1% da população mundial é portadora da doença celíaca. A doença atinge cerca de 2 milhões de pessoas no país, sendo a maioria sem diagnóstico, conforme a Fenacelbra.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Prisão
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Geral

Expoagro 2025: Evento com isenção de ICMS no Amazonas

17/09/2025
Geral

Habitar na Casa do Senhor: Encontre a Presença Divina

17/09/2025
Geral

Governador Wilson Lima e os Avanços da Saúde no Amazonas

17/09/2025
Geral

Quando o Amor é Refúgio: Dicas para Casais

16/09/2025
Geral

Cetam abre 5,7 mil vagas em cursos técnicos

16/09/2025
Geral

Complexo Hospitalar Sul: Ensino e Pesquisa em Foco

16/09/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus