Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Governo
  • Prefeitura
  • Cultura
Reading: Dia D: Evento de mobilização social encerra semana contra doenças
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do AmazonasManchete

Dia D: Evento de mobilização social encerra semana contra doenças

07/12/2022
Compartilhar

Por Agência Amazonas

O objetivo é sensibilizar a população para a prevenção contra o mosquito

Evento encerrou a semana de mobilização contra doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. FOTO: Jaqueline Macedo/FVS-RCPO Amazonas realizou, nesta quarta-feira (07/12), o encerramento da semana estadual de mobilização social para intensificar a prevenção contra doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, no Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, na zona norte de Manaus.

O ato de encerramento é uma realização da Fundação de Vigilância em saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de saúde do Amazonas (SES).

A ação ocorre também em parceria com a Secretaria de Estado de educação e Desporto (SEDUC), Secretaria de Estado de assistência social (SEAS), Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), Secretaria Municipal de saúde de Manaus (Semsa) e Secretaria Municipal de educação (Semed).

Programada para ocorrer na primeira semana do mês de dezembro, conforme a lei estadual nº 4.398/2016, as atividades foram realizadas em todas as zonas de Manaus em parceria com a Semsa.

Segundo o chefe do Departamento de Vigilância Ambiental da FVS-RCP, Elder Figueira, a programação foi desenvolvida para integrar ações das instituições que realizam o enfrentamento e prevenção às arboviroses (doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti), como dengue, zika e chikungunya.

“(Esse evento) é um preparativo, já que inicia agora o período sazonal das chuvas e, consequentemente, você tem mais disponibilidade de criadouros para o mosquito. Então, a gente inicia, para 2023, um momento de intensificar as ações de controle do mosquito”, destacou Elder.

A diretora de Vigilância Epidemiológica, Ambiental, Zoonoses e da saúde do trabalhador da Semsa em Manaus, Marinélia Ferreira, enfatizou que as ações de combate ao Aedes aegypti são realizadas ao longo do ano em Manaus. “Temos que colocar para a população essa sensibilização de mostrar que, com dez minutos, você consegue verificar possíveis focos (do mosquito) na sua residência”, afirmou a diretora.

Pela FVS-RCP, a programação do evento incluiu apresentação do cenário epidemiológico; distribuição de telas de proteção para caixa d’água; exposição das ferramentas de controle vetorial do Programa Estadual das arboviroses; exposição do ciclo biológico do mosquito Aedes aegypti e apresentação da classificação, comportamento e fisiologia do mosquito.

Também foi distribuído material educativo à comunidade local que também foi orientada sobre as medidas de prevenção contra o Aedes aegypti, jogos lúdicos e pedagógicos de medidas de prevenção às doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.

Comunidade

Uma das pessoas que compareceram ao evento, foi a estudante Diuenny Kevin, de 17 anos, aluna da escola Estadual Senador João Bosco Ramos Lima, instituição estadual de ensino da SEDUC.

A jovem foi selecionada, entre sete mil candidatos, para participar do programa Jovens Embaixadores, iniciativa dos Estados Unidos, e realizará um intercâmbio de curta duração no país norte-americano devido à experiência no programa de brigadas contra o Aedes aegypti desenvolvido nas escolas estaduais.

“O nosso projeto da brigada escolar visa conscientizar todos os alunos da comunidade escolar para que eles possam saber dos riscos e das situações de como acontecem as situações de contaminação do mosquito (Aedes aegypti)”, afirmou a estudante.

Cenário

FOTO: Jaqueline Macedo/FVS-RCPDados consolidados pela FVS-RCP apontam para redução de 36,2% nos casos de dengue no Amazonas no comparativo entre janeiro a novembro de 2022 (9.202 casos) e janeiro a novembro de 2021 (14.432 casos). Também no Amazonas, foram registrados 14.907 casos de dengue de janeiro a dezembro de 2021.

O Amazonas apresenta risco médio de infestação do Aedes aegypti, conforme o 4º Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti (LIRAa) do Amazonas relativo ao bimestre outubro e novembro de 2022. Manaus, capital do Estado, também apresenta risco médio. O LIRAa foi realizado por 44 municípios no Amazonas.

Já sobre as demais arboviroses transmitidas pelo mosquito, foram registrados 359 casos de chikungunya de janeiro a novembro de 2021 e 436 casos de janeiro a novembro de 2022. De janeiro a dezembro de 2021, foram 372 casos notificados de chikungunya.

No cenário do zika no Amazonas, foram registrados 212 casos de zika de janeiro a novembro de 2021 e 328 casos de zika de janeiro a novembro de 2022. Já de janeiro a dezembro de 2021, foram registrados 218 casos de zika no Amazonas.

Os dados constam no sistema de informação oficial do Ministério da saúde e estão sujeitos a atualizações.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Educação, Manaus
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Governo do Amazonas entrega 800 cartões do Auxílio Estadual em Autazes e amplia ações sociais

27/11/2025
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas entrega PAC Autazes em 26/11 e amplia acesso a serviços de cidadania no interior

27/11/2025
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas destina R$ 300 mil para Festa do Leite de Autazes e amplia apoio ao setor primário

26/11/2025
Governo do Amazonas

Secretaria de Educação homologa 194 inscrições para o Prêmio Educadores que Transformam e anuncia etapas de avaliação

26/11/2025
Governo do Amazonas

Polícia Civil do Amazonas alerta sobre golpes em lojas falsas nas compras da Black Friday em novembro

26/11/2025
Governo do Amazonas

Castração de cães e gatos terá 120 vagas e vacinação gratuita no Governo Presente em Manaus nesta sexta-feira

26/11/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus