Dos 17 Centros de Referência de Assistência Social (Cras) que passarão por revitalização, seis deles terão seus serviços realocados provisoriamente no decorrer das próximas semanas. A mudança de endereços pretende garantir o atendimento à população durante o período de obras. Ao todo 20 Cras são gerenciados pela Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) e estão localizados nas áreas de maior vulnerabilidade social.
“É um momento muito importante para todos nós, pois garantindo a melhoria das estruturas desses centros de referência conseguiremos, também, melhorar e ampliar o atendimento à população”, destaca a secretária da Semasc, Jane Mara Moraes.
“As famílias que são atendidas no Cras Prourbis, onde a procura pelos serviços é muito grande, nós estamos ligando para informar sobre o novo endereço, além de realizar mutirões que atendam toda a demanda, de forma a não causar aglomerações na área do Cime”, observa Jucimaria.
Conforme a diretora de Proteção Social Básica (DPSB) da Semasc, Jucimaria Menezes, o público atendido pelo Cras Prourbis, um dos mais movimentados, está sendo contatado a respeito da mudança provisória de endereço.
Serviços
Os Cras são unidades de atendimento público responsáveis pela prestação de serviços de assistência social voltados para populações em estado de vulnerabilidade social. É por meio do equipamento que o cidadão é capaz de realizar o seu Cadastro Único e ter acesso a diversos benefícios sociais.
Endereços provisórios
No dia 23/6, o prefeito de Manaus, David Almeida, assinou a Ordem de Serviço para a reforma das 17 unidades do Cras e um Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), com o prazo de um ano para a conclusão de todas as obras. O recurso para as obras é oriundo de emendas parlamentares do deputado federal Marcelo Ramos, no valor aproximado de R$ 5 milhões.
Cras Prourbis – atendendo no Centro Integrado Municipal de Educação (Cime) Prof. Dr. José Aldemir de Oliveira, na rua Prímula, 52-14, Distrito Industrial 2;
As unidades que iniciarão o processo de revitalização e que já se encontram em suas locações provisórias podem ser conferidas na lista abaixo:
Cras Alfredo Nascimento
atendendo no Cras Cidade Nova, localizado na rua C, quadra 67, 47, conjunto Francisca Mendes, Cidade Nova (ao lado do terminal da linha 418);
Cras Betânia
atendendo no Conselho Comunitário do Bairro de Educandos, na rua Manoel Urbano, 288, Educandos;
Já o Cras Colônia Antônio Aleixo, localizado na rua Raul Ribeiro, s/nº, no bairro Colônia Antônio Aleixo, passará por uma revitalização parcial, permitindo que a unidade continue atendendo a população no mesmo endereço, ainda que em capacidade reduzida.
Cras Crespo e Cras Cachoeirinha – atendendo na sede da Semasc, na avenida Ayrão, s/nº, Centro;
O horário de funcionamento das unidades, mesmo durante o processo de revitalização, continua sendo das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.
———
Fotos – Marcely Gomes / Semasc
Texto – Guilherme Araújo Pacheco / Semasc
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjzXrnq