A Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), participa da primeira reunião técnica de capacitação para a melhoria dos serviços voltados aos socioeducandos do estado. A iniciativa, promovida pelo Fórum Nacional de Dirigentes Governamentais de Entidades Executoras da Política de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fonacriad), é realizada em Belo Horizonte (MG), desde a última terça-feira (02/08) e termina nesta quinta-feira (04/08).
A capacitação tem objetivo de qualificar todos os coordenadores de segurança que trabalham nas cinco unidades socioeducativas do Amazonas, geridas pela Secretaria Executiva de Direitos da Criança e Adolescente (Sedca). Dezoito estados enviaram representantes ao evento.
De acordo com o chefe do Departamento de Atendimento Socioeducativo (Dase), Jean Mendonça, seis coordenadores das unidades socioeducativa participam do curso, buscando mais qualificação para melhor atender os socioeducandos do estado.
“Nós estamos presentes na primeira reunião técnica de capacitação de segurança socioeducativa. Está sendo uma troca de experiência, tendo em vista que dezoito representantes de cidades do Brasil, estão aqui. É um grande avanço, pois nunca conseguimos proporcionar isso aos nossos servidores”, disse Jean.
Ainda segundo Jean Mendonça, essa reunião técnica é fruto do Fórum Nacional de Dirigentes Governamentais de Entidades Executoras da Política de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fonacriad).
“Isso aqui é fruto do Fonacriad, tivemos uma reunião e hoje, essa capacitação é uma valorização também a todos que trabalham com socioeducandos, além de aprender, reciclar, qualificar a socioeducação no âmbito da segurança”, ressaltou Jean.
Fonacriad
Criado em 1987, tem como missão promover a articulação dos dirigentes governamentais, visando a interlocução entre seus participantes, no sentido de estimular a reflexão sobre a intervenção institucional, buscando o estabelecimento de estratégias de ação que venham a contribuir com a efetiva promoção e defesa dos direitos do segmento juvenil, priorizando-se as ações voltadas para os adolescentes em conflito com a lei.
Possibilidade
A reunião técnica de capacitação permite também que os coordenadores de cada estado conheçam as unidades e os trabalhos realizados nas unidades socioeducativas de Belo Horizonte.
Atualmente, a Sejusc coordena cinco centros socioeducativos: Senador Raimundo Parente, Dagmar Feitoza, Semiliberdade Masculino, Centro de Internação Feminina e Unidade de Internação Provisória Masculina e Feminina.
———
Fonte: Agência Amazonas de Notícias
FOTO: Divulgação/Sejusc