Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Centro de Testagem da Covid-19 no Vasco Vasques realizou mais de 24 mil exames
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Destaque

Centro de Testagem da Covid-19 no Vasco Vasques realizou mais de 24 mil exames

30/01/2022
Compartilhar

Em 10 dias de funcionamento, o Centro de Testagem contra a Covid-19 instalado nas etapas 1 e 2 do Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques (CCAVV) realizou mais de 24,5 mil testes de antígeno. O serviço é uma parceria entre o Governo do Amazonas e a Prefeitura de Manaus para aumentar a oferta de testes gratuitos, para a população da capital, e desafogar a demanda nas unidades de saúde.

De acordo com levantamento da Fundação de Vigilância em Saúde Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), coletados pelas equipes de saúde que atuam no Centro de Testagem, do dia 19 de janeiro até sábado (29/01), o número de exames realizados no espaço foi de 24.576, sendo 15.295 (62%) com resultados negativos e 9.281 (38%) positivos. O local tem capacidade para atender 10 mil pessoas por dia.

“A testagem no Centro de Convenções é fruto de uma parceria entre o Governo do Amazonas e a prefeitura de Manaus para descentralizar os serviços ofertados, tanto nas unidades do Estado quanto do município. Quem ganha é a população. Nas primeiras semanas já vemos um resultado positivo nesse fluxo de pacientes. E a boa notícia é que nos últimos dias a quantidade de testes negativos é muito maior do que os positivos”, ressaltou o secretário de Estado de Saúde, Anoar Samad.

Diagnósticos – Nos quatro primeiros dias de atendimento, de 19 a 22 de janeiro, foram realizados 12.477 exames, sendo 6.333 com resultados negativos e 6.144 positivos. Na segunda semana de funcionamento, de 24 a 29 de janeiro, foram coletados 12.099 testes. Desse total de amostras coletadas, 74% (8.962) apresentaram resultados negativos e 26% (3.137) confirmaram o diagnóstico positivo para Covid-19.

De acordo com a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, o Centro de Testagem Vasco Vasques oportuniza a identificação dos casos de Covid-19 e contribui para evitar a disseminação do vírus.

“Quem testa positivo é orientado a manter o isolamento de forma que a cadeia de transmissão seja quebrada, não transmitindo o vírus para outras pessoas. Além disso, após a testagem, a pessoa com Covid-19 é encaminhada a uma consulta médica com direito à medicação”, destacou Tatyana.

Os atendimentos no Centro de Testagem são realizados de segunda a sábado, das 9h às 17h, garantindo a testagem de todos que buscarem o serviço até o horário definido. A testagem é destinada a pacientes com sintomas gripais como coriza, febre, tosse e dor de garganta, de cabeça ou no corpo, conforme orientação da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas).

Além de ceder as instalações do CCAVV, localizado em Flores, na zona centro-sul de Manaus, o Governo do Amazonas disponibilizou 14 médicos, 10 técnicos de enfermagem, dois farmacêuticos bioquímicos e 20 servidores para auxiliar no apoio técnico, além dos testes de antígeno.

———

Por Agência Amazonas
FOTOS: Arthur Castro/Secom e Rodrigo Santos/SES-AM

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Governo do Amazonas, Manaus, Prefeitura de Manaus
Redação Informe Manaus 30/01/2022 30/01/2022
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

DestaqueGeralMancheteNoticias CapaUEAUFAM

Corte nas verbas da Educação

07/12/2022
Canal da JustiçaDestaqueManchete

Câmaras Reunidas deferem pedido de desaforamento de sessão do Tribunal de Júri de Barcelos

15/09/2022
Canal da JustiçaDestaqueManchete

Curso apresenta ferramentas sobre painéis estatísticos do TJAM

15/09/2022

​Com discussões sobre desenvolvimento sustentável, TCE-AM dá início ao I Congresso Ambiental dos Tribunais de Contas

15/09/2022
Canal da JustiçaDestaqueManchete

Eastjam está com inscrições abertas para a palestra do escritor e professor Samer Agi, que acontece n dia 28 deste mês

15/09/2022
Canal da JustiçaDestaqueManchete

Corregedoria notifica cartórios do AM sobre decisão do CNJ que suspende o compartilhamento de dados pessoais pelos Registradores Civis com o Sistema SIRC, do Poder Executivo

15/09/2022
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus