FOTOS: Amaury Moraes/FEICom roupas, peças decorativas, acessórios e até medicamentos naturais, o trabalho dos artesãos indígenas vem contribuindo para diversificar e enriquecer os produtos artesanais oferecidos no Amazonas. O Governo do Estado, por meio da Fundação Estadual do Índio (FEI), apoia o Centro Empreendedor Indígena Yandé Muraki, criado com o objetivo de proporcionar aos artesãos um local para produção, exposição e comercialização de seus produtos.
Há 22 minutos
Por Agência Amazonas
Trabalho desenvolvido por artesãos indígenas contribui para diversificar produtos artesanais oferecidos no Amazonas
“O artesão indígena vem se reinventando a cada dia, produzindo produtos de boa qualidade, com detalhes ricos em suas peças artesanais. Aqui cada artesão cria a sua própria marca e comercializa vestimentas, acessórios e remédios à base de extração natural da floresta”, ressaltou Yuri.
Em Manaus, o Centro conta com 27 empreendedores indígenas de todas as regiões do estado e de várias etnias, que produzem diariamente uma variedade de materiais artísticos. O espaço vem impulsionando a venda do empreendedor, visando fortalecer a arte e a cultura indígena amazonense, conforme explica o coordenador do local, Yuri Magno.
“O Centro não parou, então tivemos que buscar um meio para suprir as nossas perdas. Usamos as ferramentas tecnológicas diante da queda na comercialização. A internet foi uma grande aliada para a retirada dos produtos. Atualmente, enviamos os nossos produtos para todo o Brasil”, enfatizou Yuri.
Para minimizar os impactos causados pela pandemia de Covid-19, os artesãos também tiveram que se reinventar para manter as vendas.
“O bom dessa oportunidade é que a FEI está sempre buscando apoiar o empreendedor indígena. Eles promovem eventos, organizam feiras, exposições, sempre visando expor os nossos produtos. Além de ajudarem com a manutenção do nosso espaço de trabalho”, disse o coordenador do espaço.
Ecoturismo
FOTOS: Amaury Moraes/FEIFOTOS: Amaury Moraes/FEINeste mês, foi realizada a 1ª Feira do Artesanato Indígena, em parceria com a Prefeitura de Rio Preto da Eva (a 57 quilômetros da capital), que possibilitou alavancar as vendas para os artesãos, dando engajamento ao progresso na ampliação da cultura.
O Centro Empreendedor Indígena Yandé Muraki é mantido pela FEI e fica na rua Monsenhor Coutinho, 259, Centro, zona sul da capital. O espaço abre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, para os que desejarem adquirir os produtos. O espaço também conta com uma cachaçaria, além de espaços culturais para receber os visitantes.