A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), encerrou, na noite desta quinta-feira, 30/6, a competição dos 29 grupos folclóricos à categoria Bronze, do 64° Festival Folclórico do Amazonas, na arena do Centro Cultural Povos da Amazônia (CCPA), localizado no Distrito Industrial, na zona Sul.
A segunda noite de apresentações da categoria de acesso foi feita pelos seguintes grupos: Renascer (quadrilha de duelo); Os Indomáveis do Oeste (quadrilha de duelo); Junina Tia Célia (quadrilha tradicional); Junina Promorar (quadrilha tradicional); Junina Girassol (quadrilha tradicional); Junina Cabocla (quadrilha tradicional); Baru Junina (quadrilha tradicional); Junina Matutos Honoré (quadrilha tradicional); Junina Fogo Ardente (quadrilha tradicional); Explosão de Manaus (quadrilha tradicional); Revolução Junina (quadrilha tradicional); Pássaro Gavião Real (dança regional); Flor do Campo (dança regional) e grupo Simetria Norte (dança regional).
Ao todo, 11 modalidades de danças como, cacetinho, ciranda, dança alternativa, dança nordestina, quadrilha cômica, quadrilha de duelo, quadrilha tradicional, tribo, dança nacional, dança regional e dança internacional estão concorrendo a uma vaga na categoria Bronze, para apresentação oficial na edição do Festival Folclórico do Amazonas em 2023.
“Há sete anos que o folclore esperava por isso, a abertura de oportunidade para que novos grupos pudessem competir. Temos danças de altíssimo nível, da coreografia à indumentária. A quadrilha tradicional Matutos Honoré, por exemplo, que tem 27 anos de existência, nunca havia se apresentado no Festival Folclórico do Amazonas. Isso é resgate cultural. A Manauscult fez a sua parte, colocando em prática esse projeto, pensado tanto pelo governo do Estado, Prefeitura de Manaus e Ligas Folclóricas de Manaus”, observa Oliveira.
O diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Alonso Oliveira, explica que há sete anos não era realizado credenciamento de novos grupos folclóricos e que danças com mais de 25 anos e de altíssimo nível estavam de fora do Festival Folclórico do Amazonas.
— — —
As danças habilitadas que se apresentaram durante a competição foram avaliadas pelos jurados oficiais da edição 64 do festival e terão suas notas apuradas nesta sexta-feira, 1°/7, após o anúncio das campeãs deste ano. O resultado final será divulgado no Diário Oficial do Município (DOM) e no site da Manauscult no endereço eletrônico manauscult.manaus.am.gov.br.
Fotos – Antônio Pereira / Semcom
Texto – Emanuelle Baires / Manauscult
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjzWsPV Apresentações dos grupos de acesso do Festival Folclórico do Amazonas são encerradas Prefeitura Municipal de Manaus.