O encontro, reuniu 17 dirigentes de turismo estaduais. FOTOS: Janailton FalcãoO Amazonas sediou, nesta quinta-feira (31/03) a primeira reunião de 2022 do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur). O encontro, que reuniu 17 dirigentes de turismo estaduais, foi organizado em Manaus pela Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), em conjunto com a coordenação do Fórum.
Encontro do Fornatur foi realizado ontem (31/03), em Manaus, com organização da Amazonastur e da coordenação do fórum
“Nós aqui do estado do Amazonas nos sentimos extremamente orgulhosos de nascer, de viver e de sentir toda essa experiência que é a Amazônia, e poder também compartilhar com esses nobres colegas que aqui estão tudo aquilo que nós sentimos, vivenciamos e trabalhamos em prol do turismo”, acrescentou Litaiff.
O presidente da Amazonastur, Sérgio Litaiff Filho, explicou que a articulação para que a primeira reunião de 2022 fosse realizada no Amazonas iniciou ainda no ano passado e falou sobre o orgulho para o estado em receber os dirigentes estaduais de turismo de todo o Brasil para que conheçam as belezas naturais da região.
O presidente do Fornatur e também da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, destacou que estar no estado é muito emblemático para todos em razão do ponto de vista da sustentabilidade.
Responsável por deliberar sobre os temas relevantes do turismo nacional, incorporando as demandas estaduais, regionais e nacionais, o Fornatur é um bloco de expressão técnica e política que tem assento no Conselho Nacional de Turismo. A entidade reúne-se a cada dois meses, em sedes itinerantes, e foi criada em novembro do ano 2000.
FOTOS: Janailton FalcãoFOTOS: Janailton FalcãoOs assuntos abordados durante o encontro foram as ações para o ano de 2022, programa de regionalização, parcerias e também andamento das tratativas com o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e Ministério do Turismo sobre áreas de risco no Brasil.
“Trouxemos algumas pautas, como a questão da aviação, combustíveis, pandemia, além da questão de acidentes geológicos que nos preocupa bastante, e teremos outras pautas também. Nós esperamos que o ministério abrace uma, duas causas importantes para os estados nesse ano. Está todo mundo aqui feliz de compor esse contexto de necessidade de política pública”, disse Amaral.
Norte em pauta
O secretário de Turismo do Pará, André Dias, ressalta que é fundamental colocar em destaque a região Norte na discussão do turismo nacional e que toda a região está feliz com a realização da reunião em Manaus.
Acre, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Piauí, Paraná, Rio Grande do Norte, Rondônia e Roraima são alguns dos estados participantes da reunião do Fornatur em Manaus, que ocorreu de forma presencial e também por meio de videoconferência.
“É muito importante o centro hoje do debate da política pública do turismo ser no Norte. Então, a gente está aqui reunido com todos os secretários de turismo do Brasil, alguns presencialmente, outros remotamente, mas foram discutidas pautas muito importantes para a condução do turismo em nosso país. E eu tenho certeza que a gente dá um passo importante nessa reunião para a concretização dessas políticas”, disse Dias.
———
Por Agência Amazonas
FOTOS: Janailton Falcão