Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Amazonas retorna à fase de risco ‘muito baixo’ para Covid-19, mas Saúde alerta para a sazonalidade de vírus respiratórios
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do AmazonasManchete

Amazonas retorna à fase de risco ‘muito baixo’ para Covid-19, mas Saúde alerta para a sazonalidade de vírus respiratórios

15/12/2022
Compartilhar

Por Agência Amazonas

Novo boletim epidemiológico traz cenário atualizado da doença

FOTOS: Maurício Neto/FVS-RCPO Amazonas retorna à fase verde com risco “muito baixo” de transmissão para a Covid-19. O novo indicador ocorre devido à redução de casos e óbitos e da ocupação dos leitos hospitalares de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) destinados a pacientes com a doença. O novo boletim epidemiológico com o cenário atualizado está disponível em: https://bit.ly/3HCJfrd.

Apesar da redução dos casos de Covid-19, as autoridades de saúde do estado alertam para a sazonalidade dos vírus respiratórios com o período chuvoso que segue, normalmente, de novembro a abril, e destacando a importância de medidas de prevenção como a etiqueta respiratória e o uso de máscara para quem apresentar sintomas gripais.

A análise epidemiológica de Covid-19 e vírus respiratórios é produzida pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM). O boletim é consolidado com base em indicadores de casos, óbitos, hospitalizações, cobertura vacinal e vigilância genômica.

Especificamente de Covid-19, a análise epidemiológica atualizada corresponde ao período dos últimos dois meses (12 de outubro a 12 de dezembro) com destaque para o período de 14 dias que vai de 29 de novembro a 12 de dezembro.

Nos últimos dois meses, foi registrado o aumento dos casos em Manaus a partir da segunda semana de outubro, seguido de redução a partir do dia 2 de novembro.

No interior do estado, o aumento gradual foi registrado com pico em 23 de novembro, seguido de redução. Já no período de 14 dias (29 de novembro a 12 de dezembro), foi registrada a redução de 64% na média diária dos casos de Covid-19 no estado.

Conforme a vigilância genômica, que identifica as variantes circulantes do vírus SARS-CoV-2 nos casos confirmados de Covid-19 do estado, nos últimos dois meses, foram sequenciados 740 genomas, dos quais 611 foram identificados como subvariante BA.5 da Ômicron, com maior proporção de genomas da sublinhagem BE.9 (60%).

A redução dos indicadores também foi observada na ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) destinados a pacientes com Covid-19 na rede de assistência pública e privada. Nos últimos dois meses, a diminuição foi de 72 para 65 leitos de UTI ocupados por pacientes com a doença. No período referido de 14 dias (29 de novembro a 12 de dezembro), foram registrados 4 óbitos pelo vírus SARS-CoV-2.

Situação vacinal

Ainda conforme o boletim epidemiológico de Covid-19, nos últimos dois meses, foram 217 pacientes hospitalizados com idade de 3 anos ou mais. Desses, 26% não tinham tomado nenhuma dose da vacina contra a Covid-19. A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destaca a importância de manter o cartão de vacina atualizado.

“Com o esquema vacinal desatualizado, a tendência é o agravamento do quadro clínico de forma que necessite de internação. É importante destacar que, entre os maiores de 12 anos, com acesso às doses de reforço, as pessoas com esquema desatualizado apresentam risco 8,1 vezes maior de adoecer e 13,1 vezes maior de hospitalização do que quem está atualizado no esquema vacinal”, destaca Tatyana.

Prevenção a vírus respiratórios

Apesar da redução do risco de transmissibilidade de Covid-19, o Amazonas apresenta sazonalidade para vírus respiratórios. O diretor técnico da FVS-RCP, Daniel Barros, destaca a importância de a população buscar medidas preventivas à transmissão desse vírus.

“No período da segunda quinzena de outubro à primeira quinzena de dezembro, foram identificados dois casos de influenza. Então, já percebemos a circulação desse tipo de vírus. Por isso, é tão importante que a população se previna e, caso tenha sintomas, procure a unidade de saúde mais próxima para buscar atendimento médico”, finaliza o diretor.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Manaus, Vacinação
Redação Informe Manaus 15/12/2022 15/12/2022
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Festival internacional de jazz transforma Manaus em palco de grandes nomes da música brasileira e mundial

04/07/2025
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas realiza mais de 470 entregas de cadeiras de rodas no primeiro semestre de 2025

04/07/2025
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas investe recursos para apoiar a realização da 8ª Feira do Queijo de Autazes

04/07/2025
Governo do Amazonas

Polícia Civil do Amazonas divulga imagem de mulher desaparecida

04/07/2025
Governo do Amazonas

Em Lábrea, ADS repassa recursos do Promove e + Crédito Amazonas Feirante

04/07/2025
Governo do Amazonas

Inscrições para o Conselho Participativo da Microrregião de Saneamento Básico encerram no domingo

04/07/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus