Mais de 60 empresas e representantes de países visitaram o estande virtual do Amazonas, que estimulou atenção de Israel, Rússia e Espanha em investir no estado
Durante participação no Fórum de Investimentos Brasil 2022 (Brasil Investment Forum – BIF, sigla em inglês), o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), alcançou, em estande virtual, mais de 60 visitantes interessados em fazer negócios com o estado. Destes, investidores de Israel, Rússia e Espanha sinalizaram interesse em investir no Amazonas.
A quinta edição do maior evento de investimentos estrangeiros da América Latina, foi organizado pela ApexBrasil, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Governo Federal. O evento ocorreu ontem e hoje (14 e 15/06), em São Paulo.
No estande do Amazonas, os investidores tiveram acesso a uma apresentação contendo as potencialidades do estado, além de materiais de promoções e divulgação interna, como Guia do Investidor e Passo a Passo do Investidor.
Foram destacados ainda como principais investimentos, a potencialidade dos segmentos eletroeletrônico, duas rodas, termoplástico, produtos alimentícios e químico.
O secretário executivo de Desenvolvimento da Sedecti, Jhones Lima, participou do evento de forma presencial, junto ao chefe do escritório de representação do Governo do Amazonas, em São Paulo (ERGSP), Alfredo Monteiro.
Lima expôs que, diante da ameaça de retração na economia global, o Brasil é o melhor local para investir. Cenário confirmado pelos participantes do evento.
“O Amazonas é considerado um dos destinos mais atraentes para estes investimentos, como demonstrado ao longo do evento. Conforme orientação do governador do Estado, Wilson Lima, temos trabalhado para criar ambiente favorável com previsibilidade e segurança jurídica que acolha investidores, o que tem nos tornado uma das alternativas mais viáveis”, disse.
Espaço aos investidores
O Departamento de Atração de Investimento e Comércio Exterior (Daice) e o Departamento de Diversificação Econômica da Secretaria Executiva de Desenvolvimento Econômico (Sedec) da Sedecti, bem como o escritório de representação em São Paulo, juntaram esforços para os atendimentos e tiraram dúvidas na plataforma, no intuito de atrair novos negócios para o Amazonas. E, com isso, promover a geração de emprego e renda para a população.
O gerente de Novos Negócios da Daice, Nairo Alencar, um dos responsáveis por organizar o estande do estado, explicou como procederam os atendimentos e captação por novos investidores.
“Estamos durante esses dias tirando as dúvidas pelo chat, trocando cartões e até já tivemos prospecção do pessoal de Israel, Rússia, Espanha, além de parceiros da balança comercial, como a Colômbia. Muitos também estão marcando de se reunir após o evento para apresentarmos nossos projetos”, disse Alencar.
Entre outros países que visitaram o estande do Amazonas, estão: China, Bolívia, Portugal, Alemanha, Paquistão e Cazaquistão.
BIF
Em 2022, o Brasil Investment Forum, o BIF, dará continuidade a sua tradicional proposta de apresentar oportunidades de investimentos e destacar a evolução do ambiente de negócios do país.
Serão abordados setores de destaque, como agronegócios, infraestrutura, energia e tecnologia da informação. Serão discutidos, ainda, temas de interesse dos investidores, como novos modelos de negócios, iniciativas de investimento em participação e movimentações das cadeias globais de valor.
Assessoria de Comunicação