Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Amazonas assina carta de intenção com a Coalizão Leaf para negociar novos créditos de carbono
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do AmazonasManchete

Amazonas assina carta de intenção com a Coalizão Leaf para negociar novos créditos de carbono

17/11/2022
Compartilhar

Por Agência Amazonas

Documento alinha procedimentos para compra e venda de créditos de carbono com empresas e governos membros da Coalizão

FOTOS: Divulgação/SemaO Governo do Amazonas assinou, nesta quarta-feira (16/11), uma carta de intenções com a organização Emergent Forest Finance Accelerator, durante a COP 27, em Sharm el Sheikh, no Egito. O objetivo é habilitar o estado para transações de novos créditos de carbono de alto valor agregado, por meio da Coalizão Leaf.

A Emergent é uma entidade americana sem fins lucrativos que coordena administrativamente a Coalizão Leaf, iniciativa global voluntária que reúne empresas e governos para fornecer financiamento para a conservação de florestas tropicais e subtropicais – incluindo negociações para compra e venda de créditos de carbono.

A carta assinada na COP 27 vai permitir a troca técnica entre o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA), junto à Emergent, bem como o alinhamento das políticas de REDD+ do Estado para a emissão de novos créditos de carbono dentro do padrão ART-TREES.

Trata-se de um alinhamento de propostas para que o Estado possa, futuramente, firmar contratos de compra e venda de novos créditos, dentro da Coalizão Leaf, que inclui compradores como os governos da Noruega, Reino Unido e Estados Unidos, além de empresas como a Amazon, Airbnb, Bayer, BCG, Nestlé e Unilever, por exemplo.

“Nós já assinamos o nosso decreto que estabelece cotas para a comercialização de créditos de carbono e estamos atentos a essa iniciativa, porque os recursos, resultado dessa comercialização, serão empregados em benefícios para as comunidades, para financiar atividades econômicas como a bioeconomia e para manutenção do nosso ‘Guardiões da Floresta’, nosso programa de pagamento por serviços ambientais destinado a quem ajuda a manter a floresta em pé”, destacou o governador do Amazonas, Wilson Lima.

FOTOS: Divulgação/SemaO secretário do Meio Ambiente do Amazonas, Eduardo Taveira, que está na COP 27 representando o governador Wilson Lima, falou sobre a iniciativa. “É um passo muito importante que o Estado dá nesse compromisso, que tem aí a mobilização de grandes governos e empresas. Mostra que os passos que o Amazonas está dando dentro do fortalecimento desses mecanismos estão indo na direção certa”, disse.

Maior valor agregado

O ART-TREES é um programa autônomo e independente, que desenvolve e administra procedimentos para creditar reduções de emissões de grandes programas nacionais ou subnacionais de REDD+, e que PODE garantir a captação de até 10 dólares por tonelada de carbono que deixar de ser emitida.

Para gerar créditos novos, a proposta é que a venda dos créditos vintage sejam investidos em ações e programas para redução do desmatamento e emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE), bem como o fortalecimento das ações de conservação, sobretudo, de áreas protegidas.

“A iniciativa Leaf reúne as principais empresas e governos do mundo na busca desses créditos de alto valor. O que o Estado do Amazonas está fazendo é usar os créditos que anunciamos na COP para captar recursos, para que a gente possa estabelecer dentro do Amazonas a emissão de novos créditos de maior valor agregado; e tornar esse mercado cada vez mais atrativo para essa nova geração de créditos de carbono”, pontuou o secretário.

Amazonas na COP 27

A comitiva do Governo do Amazonas na COP 27 é formada pelo secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira; pela secretária executiva-adjunta de gestão ambiental da SEMA, Fabrícia Arruda; e pelo secretário de Relações Federativas e Internacionais do Amazonas, Adriano Mendonça.

Desde a segunda-feira (14/11), o Estado realizou ações importantes na conferência, como o lançamento do mercado de carbono amazonense e a assinatura de um memorando de Entendimento junto à Wildlife Conservation Society (WCS), para a avaliar a implementação de um modelo de investimentos baseado na precificação de serviços ambientais nas Reservas de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Mamirauá e Amanã.

A agenda da comitiva segue nesta quinta-feira (17/11), com a moderação de um painel promovido pela Associação Brasileira de Entidades de Meio Ambiente (Abema), intitulado “A sustentabilidade dos biomas brasileiros”.

Ainda pela manhã, o secretário da SEMA se reúne com o presidente da Câmara Árabe, embaixador Osmar Chohfi, e com o secretário geral, Tamer Mansour, para discutir oportunidades com os países árabes.

Pela tarde, a agenda da comitiva segue com uma reunião com a cofundadora e presidente do Instituto Igarapé, Illona Szabo, sobre pesquisas e iniciativas para reduzir crimes ambientais e atrair investimentos para a região.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Estado do Amazonas, Governador Wilson Lima, Governo do Amazonas, Meio Ambiente
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Defesa Civil lança sistema de alertas por celular no Amazonas com simulação, neste sábado

20/09/2025
Governo do Amazonas

Tradição e memória marcam os 46 anos do “Carrossel da Saudade” no Largo de São Sebastião

20/09/2025
Governo do Amazonas

Delegação amazonense conquista mais seis medalhas no segundo bloco dos Jogos da Juventude, em Brasília

20/09/2025
Governo do Amazonas

Central Integrada de Fiscalização notifica bares e adegas por falta de licença para funcionamento e licença sanitária

20/09/2025
Governo do Amazonas

Prosai reforça ações ambientais em obras e aproxima comunidade de práticas sustentáveis

20/09/2025
Governo do Amazonas

Visita técnica alinha ações de saúde, mobilidade para a segurança na 47ª Expoagro

20/09/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus