Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Ação de combate ao HIV/Aids atende comunidades Parque das Tribos e Cidade das Luzes
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
ManchetePrefeitura Municipal de Manaus

Ação de combate ao HIV/Aids atende comunidades Parque das Tribos e Cidade das Luzes

15/12/2022
52563115527 4f651fbc15 c
Compartilhar

Ação de combate ao HIV/Aids atende comunidades Parque das Tribos e Cidade das Luzes
A intensificação das ações de combate e prevenção ao HIV/Aids, integrando a campanha Dezembro Vermelho, da Prefeitura de Manaus, foi promovida, na manhã desta quarta-feira, 14/12, nas comunidades Parque das Tribos e Cidade das Luzes, no bairro Tarumã, na zona Oeste da cidade.

A programação, organizada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e Distrito de Saúde (Disa) Oeste, contou com a oferta de teste rápido para HIV com o apoio de Unidades Móveis de Testagem Rápida, distribuição de preservativos, caminhada de mobilização nas ruas das comunidades e distribuição de material educativo.

A gerente de Vigilância em Saúde do Disa Oeste, Rúbia Medeiros, explicou que, mesmo com as ações intensificadas nas UBSs durante o mês, a programação na área do bairro Tarumã representou o Dia “D” de mobilização do Dezembro Vermelho na zona Oeste de Manaus, sensibilizando a comunidade para as medidas de prevenção e controle do HIV/Aids.

“A intenção é reforçar a conscientização sobre a importância da realização do teste rápido, que é oferecido durante todo o ano em 194 unidades de saúde em Manaus. O teste rápido é mais acessível, com resultado em 30 minutos, e o paciente pode descobrir a doença precocemente e iniciar o tratamento adequado para manter uma boa qualidade de vida”, afirmou Rúbia Medeiros.

A ação foi desenvolvida nas duas comunidades também com o apoio da Unidade Básica de Saúde (UBS) Lindalva Damasceno, equipe itinerante de saúde da Semsa e da Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP).

Segundo o diretor da UBS Lindalva Damasceno, Luiz Martins Júnior, o teste rápido para HIV é oferecido na rotina de serviços da UBS e das quatro Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) que atendem as comunidades na área do Tarumã. “É um trabalho importante para a prevenção e controle do HIV/Aids, incluindo também a distribuição de preservativos durante todo o ano e palestras para que a população tenha consciência sobre a prevenção e também que quanto mais precocemente é feito o diagnóstico, mais eficaz é o tratamento”, ressaltou Luiz Júnior.

Para Maria Darcy Silva, 55 anos, moradora da comunidade Cidade das Luzes, a ação realizada no Dezembro Vermelho é importante para orientar mais a população. “Muitas pessoas estão doentes e não têm conhecimento. Por isso, é importante orientar sobre todas as doenças. Com essa ação aqui, temos mais facilidade, porque tudo fica perto da população”, afirmou Maria Darcy.

Casos

Em 2021, o número de casos novos de HIV chegou a 1.425 no município de Manaus e houve o registro de 808 casos de Aids, que é o estágio mais avançado da infecção pelo HIV com o paciente desenvolvendo, por causa da baixa imunidade, sintomas e infecções oportunistas, como a tuberculose.

Neste ano, de janeiro a novembro, o município de Manaus já registrou 1.561 novos casos de HIV, sendo 1.113 na faixa etária de 20 a 39 anos. Além disso, Manaus notificou este ano 373 casos de Aids, com 226 casos na faixa etária de 20 a 39 anos.

— — —

Texto – Eurivânia Galúcio/Semsa
Fotos –  Elienai Emanuel/Semsa
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjAjcuz

Notícias relacionadas

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Manaus, Prefeitura de Manaus
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Prefeitura realiza distribuição de abafadores no Réveillon Manaus 2025 ‘O Encontro da Nossa Gente’

30/12/2024
54148497636 13bc7c0072 c Orks8M
Prefeitura Municipal de Manaus

Av. Mário Ypiranga Monteiro será liberada nesta segunda-feira

18/11/2024
54147526362 6c2fb22063 c BMyw4o
Prefeitura Municipal de Manaus

Prefeitura de Manaus realiza encontro sobre práticas pedagógicas inovadoras na educação infantil

18/11/2024
Novembro 14 Nota feriado 2 dakyMy
Prefeitura Municipal de Manaus

Atendimento da Unidade Móvel de Saúde da Mulher na zona Leste

18/11/2024
BANNER NOTA PY93AE
Prefeitura Municipal de Manaus

Feira da Panair terá atividades suspensas entre os dias 18 e 20/11

18/11/2024
736A3990 1024x683 RoXpMm
Prefeitura Municipal de Manaus

Em tempo recorde, prefeitura conclui obra na Mário Ypiranga

18/11/2024
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus