O ministro pediu apoio dos governadores no combate no Brasil da maior crise de saúde de escala global. Queiroga defendeu que o Ministério da saúde vai assumir a responsabilidade de coordenar a distribuição de insumos e oxigênio. O ministro disse ainda que a pasta trabalha para disponibilizar mais doses de imunizantes aos estados.
O governador Wilson Lima participou, nesta sexta-feira (26/03), da primeira reunião do NOVO ministro da saúde (MS), Marcelo Queiroga, com os governadores dos estados e do Distrito Federal. No encontro virtual, o ministro apresentou a nova equipe de secretários do MS e foram discutidas estratégias para otimizar as ações do Plano Nacional de Imunização (PNI), distribuição de insumos e abastecimento de oxigênio medicinal.
Nova equipe
Queiroga apresentou os nomes que irão compor a própria equipe do Ministério da saúde. Ele anunciou ainda a criação de uma secretaria específica para o enfrentamento da Covid-19.
O controle da compra de insumos pelo Ministério da saúde é uma das pautas defendidas pelo governador Wilson Lima. Para ele, sem esse controle, estados podem fazer grandes estoques e outras unidades da federação podem sofrer com o desabastecimento.
A Secretaria Executiva será chefiada por Rodrigo Castro, funcionário de carreira do Ministério da economia, enquanto a Secretaria de Atenção Especializada à saúde (SAES) fica aos comandos do médico Sérgio Okane, diretor executivo do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).
Por Agência Amazonas
Foto: Diego Peres/SECOM