O fim de semana em Manaus entrou para a história como “as 48 horas que marcaram a volta por cima do Amazonas contra a pandemia”. A população da capital entrou em uma sinergia incrível durante o mutirão que vacinou, em apenas dois dias, mais de 141 mil pessoas contra a Covid-19.
A ação, inédita no Brasil, teve como protagonista o governador Wilson Lima que, de forma exemplar, mobilizou e liderou um verdadeiro exército de servidores públicos, muitos deles trabalhando de forma voluntária, para o maior mutirão de vacinação da pandemia. Estavam todos ali, cumprindo o seu dever cívico, desempenhando seu papel humanitário, garantindo sua parcela de participação naquele momento histórico.
Neste fim de semana, o Amazonas passou uma imagem diferente para o resto do Brasil e do mundo. Deixamos de ser manchete por conta das mazelas da pandemia para assumir uma posição de vanguarda no combate à Covid-19. Deu orgulho de ver a população se organizando em carreata para receber a vacina. Foi gratificante ver os servidores públicos dando tudo de si para bater as metas traçadas. Foi emocionante acompanhar a mobilização nas redes sociais para levar o maior número de pessoas para os locais de vacinação.
Com o trabalho realizado neste fim de semana, Wilson Lima deu um passo gigantesco na recuperação de sua imagem. Hoje, a população já entende o tamanho da responsabilidade do governador ao enfrentar a pior crise sanitária da história do Amazonas.
Nenhum governante passou por isso antes. Wilson Lima iniciou o governo com uma saúde pública sucateada, fruto de um descaso histórico de mais de mais de 40 anos de gestões descompromissadas. Uma situação caótica no interior do estado, que entrou na pandemia sem ter sequer uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Hoje, todos os 61 municípios do interior possuem Unidades de Cuidados Intermediários (UCI), onde os pacientes recebem tratamentos que antecedem a UTI.
Com a nova Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), as ações na área agora estão organizadas e já são mais de 500 gestores de projetos trabalhando para a transformar a saúde em excelência. O programa “Saúde Amazonas” hoje é a bússola que conduz todas as ações na capital e interior, e é reconhecido pelos servidores da pasta como um verdadeiro divisor de águas na saúde pública do estado.
Daqui a duas semanas, um novo mutirão será realizado em Manaus, com mais 44 mil doses de vacina, o apoio do Governo Federal e a total parceria da Prefeitura de Manaus. Será mais uma ação comandada por Wilson Lima, que cresce em envergadura política mostrando uma postura digna do cargo de Governador do Amazonas. O estado continuará vacinando para tentar voltar, o mais breve, ao novo normal.