Após ouvir as reivindicações e coletar as demandas de vários moradores por meio do Gabinete Móvel, o vereador William Alemão (Cidadania), utilizou a tribuna da Câmara Municipal de Manaus (CMM), nesta segunda-feira (22/3), para solicitar que a prefeitura direcione alguns serviços já realizados em outros pontos da cidade para o bairro Santa Etelvina, na zona Norte. Entre os mais urgentes estão os relacionados à limpeza, saneamento básico e asfaltamento.Segundo denúncias levadas ao parlamentar nos últimos dias, as ruas estão intrafegáveis, por conta de buracos na pista e acúmulo de entulhos, principalmente em período de chuva. No Santa Etelvina o problema é recorrente e continua sem solução há mais de 14 anos, segundo reclamação de moradores.
William Alemão mostrou toda a situação aos demais vereadores, por meio de um vídeo institucional, e aproveitou para solicitar que as Secretarias de Infraestrutura (Seminf) e Limpeza (Semulsp), incluam a localidade na programação de serviços o mais breve possível.
A produção foi primeira das muitas que o vereador e equipe pretendem tornar público, como resultado das andanças pelos bairros e dos atendimentos prestados à população pelo Gabinete Móvel.
“Toda segunda-feira vou mostrar um vídeo e explicar o que foi feito em cada bairro de Manaus, por meio do Gabinete Móvel. O Santa Etelvina está totalmente abandonado e peço mais uma vez ao nosso vice-prefeito e secretário, Marcos Rotta, que dê uma olhada com muito carinho a esse bairro, que é grande, mas está bem esquecido há anos. Espero que, tanto a Seminf quanto a Semulsp, possam fazer aquele mutirão, como fizeram no fim de semana, no Japiim. Que coloquem o Santa Etelvina nesse radar e outras localidades também, que iremos mostrar ao longo dos anos”, disse Alemão.
Durante a apresentação, o vereador ressaltou os seguintes pontos:
Alguns moradores precisam desviar o caminho para não prejudicarem os próprios veículos;
Em tempos chuvosos o acúmulo de lixo piora a situação;
As poças profundas enganam motoristas desavisados à noite;
Muitos moradores tentam fechar os buracos por conta própria;
Os serviços de coletas são prejudicados por causa do difícil acesso em algumas ruas;
Muitas doenças são disseminadas em razão da sujeira;
Alguns contaram que evitam entrar com o carro na própria rua onde moram, para não causar danos aos veículos.
“É inaceitável que o bairro continue nessa situação por tanto tempo. A população está sofrendo. Com a volta das aulas, em breve, alguns alunos não vão conseguir sequer chegar ao colégio. Isso inclui o carro da coleta de lixo, que não consegue descer mais algumas ladeiras. A situação só piora, mais ainda, quando chove, pois o lixo não recolhido vai para os igarapés. É um dilema não só do Santa Etelvina, mas de vários bairros de Manaus”, ressaltou William Alemão.
Aglomeração
Outro assunto do pronunciamento desta segunda-feira de William Alemão na CMM teve a ver com aglomeração. O parlamentar voltou a criticar as festas clandestinas realizadas na capital amazonense, assim como aqueles que organizam e participam diretamente desses eventos, em plena pandemia do novo coronavírus.
“Pelo amor de Deus, gente, o pessoal não consegue entender, não?! Eu vou sempre defender os restaurantes, os bares, mas como já disse nesta tribuna, não defendo marginal. Quem faz festa ilegal, quem faz festa de madrugada, quem enche um salão com pessoas nesse momento, não pode ser considerado empresário, e sim um marginal, porque está só prejudicando toda a cadeia do comércio”, concluiu.
Texto: Assessoria de Comunicação do vereador William Alemão
Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM