Um dia após apresentar metas para melhorias na economia e no turismo da cidade, como presidente da comissão que responde pelos dois setores, o vereador William Alemão (Cidadania), utilizou a tribuna da Câmara Municipal de Manaus (CMM), nesta quarta-feira (10/3), para destacar o retorno positivo que tem recebido da população nos bairros da cidade. Durante a fala ele reconheceu o esforço da prefeitura em resolver os problemas da cidade, e destacou os desafios enfrentados, principalmente na área de infraestrutura.Alemão fez referência ao aumento das chuvas e ao aparecimento de situações que têm exigido bem mais do que o poder público pode oferecer, nesse momento delicado de pandemia.
“Ontem eu queria ter trazido aqui essa experiência maravilhosa que eu estou tendo, ao percorrer os bairros e conversar diretamente com a população em vários pontos e, principalmente, ver o quanto esta Casa está a par dos problemas de Manaus. É uma lixeira aqui, um novo rompimento de via ali, e a Câmara presente com seus representantes em busca de soluções imediatas para os problemas. Isso me deixa muito alegre para continuar a fazer meu trabalho de vereador”, disse o parlamentar.
Ações como retirada de lixeira viciada e revitalização na rede drenagem que se rompeu na terça-feira (09/3), em plena avenida Torquato Tapajós, bairro Flores, zona Centro-Sul, também foram ressaltadas pelo vereador.
Numa análise mais sucinta, Wiliam Alemão enfatizou que está ciente da situação de órgãos como a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), em relação a recursos financeiros e material humano, e se colocou à disposição na busca soluções rápidas nos serviços.
“Sei das dificuldades que a secretaria vem passando com quadro reduzido, problemas de salário, tá meio sem dinheiro, porém precisamos pensar e resolver os problemas de Manaus de uma forma rápida. Estamos em época de chuva e nesse período a situação de algumas famílias piora, principalmente as que moram em áreas de risco”, ponderou.
Alemão citou o exemplo de um colaborador da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), para ilustrar que é possível manter o trabalho, apesar dos vários problemas.
“É um colaborador que vive o mesmo problema todos os dias, mas está lá limpando as lixeiras, praças, fazendo o serviço dele. Parece que Manaus foi abandonada nos últimos um ano e meio pela gestão anterior. Chegamos naquele momento do ano em que as chuvas maltratam demais a nossa cidade, os moradores de todos os bairros de Manaus, não só da Compensa, não só do Novo Israel, mas de todos os locais da cidade”, disse.
Antes de encerrar o pronunciamento, o vereador informou que, apesar das chuvas, continua com equipes nas ruas para levantar as demandas, e agradeceu aos colegas parlamentares que participaram da reunião de terça-feira (09/3), em que a Comissão de Turismo, Indústria, Comércio, Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda traçou as metas de trabalho, cujas propostas serão levadas ao prefeito de Manaus, David Almeida (Avante).
“Inauguramos a primeira reunião híbrida de uma comissão nesta Casa e ainda estamos nos adaptando a essa nova realidade. Eu quero deixar um agradecimento à secretária da comissão e toda equipe que trabalhou muito bem ontem. Espero conseguir dar uma visão diferente para essa área do turismo tão esquecida e que tem um potencial gigante”, finalizou.
Texto: Valdete Araújo – Assessoria de Comunicação do vereador
Foto: Diego Mesquita – Dircom/CMM