A vereadora Thaysa Lippy (PP) apresentou na segunda-feira (10/5) uma moção de parabenização para a arquiteta paulista Danielle Khoury pelo projeto “Sobre as águas da Amazônia: habitação e cultura ribeirinha”, que traz adaptações inovadoras para as habitações que sofrem com as enchentes.
O projeto foi feito com a intenção de desenhar um conjunto habitacional que levasse em consideração a cultura e a paisagem local, às margens do Igarapé do 40, na zona Sul de Manaus.
“Muito bacana uma paulista pensar na nossa região, compreender as particularidades climáticas e culturais da região amazônica e desenvolver um trabalho a distância”, afirmou a vereadora.
Segundo Thaysa, em entrevista a um portal local, a arquiteta disse que a adaptação para o período de cheias e vazantes, por exemplo, foi um dos fatores levados em consideração pela arquiteta na construção do projeto.
A vereadora conta ainda que a arquiteta também utilizou trechos do poeta Thiago de Mello para traduzir a visão dos moradores locais, além de recortes de jornais antigos e fotografias mais contemporâneas. “Consultei acervos de institutos e museus, como o Instituto Durango Duarte, o Instituto Moreira Salles e o Museu da Casa Brasileira, assim como imagens de fotógrafos que retratam diferentes visões sobre o cotidiano e as moradias da Amazônia”, disse Danielle em entrevista ao portal Dia a Dia Notícia.
Unindo cultura, história e inovação, a arquiteta conquistou prêmios internacionais e amplo reconhecimento pelo seu trabalho. O projeto foi destaque no maior site de arquitetura do mundo, o Archdaily, e foi publicado no livro World Arch-student Best Project Selection Book (Livro de Seleção de Melhores Projetos Mundiais de Estudantes de Arquitetura, em tradução livre), da editora sul-coreana Archiworld Magazine.
———
Texto e Foto: Assessoria de Comunicação do vereadora