Finalizando as ações voltadas para o mês da mulher, a vereadora Thaysa Lippy (PP) lançou nesta sexta-feira (26/3) a cartilha “Meus Direitos, Minhas Regras”, um conteúdo educativo para orientar as mulheres sobre alguns dos principais problemas enfrentados durante a pandemia da covid-19, com o aumento do número de agressões e violência doméstica.
O lançamento aconteceu com a entrega das cartilhas no terminal de ônibus T3, em Manaus.O trabalho objetiva combater a prevenção da violência contra as mulheres. Segundo a vereadora, para prevenir, enfrentar e combater a violência, contudo, é necessário conhecer e identificar as violências contra as mulheres, suas manifestações mais frequentes, suas consequências e os mecanismos para enfrentá-las.
“Essa cartilha nos faz refletir sobre as diversas formas de violência cometidas contra as mulheres. Temos que conscientizar a todos para romper com essas situações”, destacou a vereadora.
A cartilha traz informações sobre as formas de violência de gênero física, moral e patrimonial, o ciclo de violência doméstica, além de informações sobre onde e como buscar ajuda.
Apenas nos dois primeiros meses de 2021, mais de mil mulheres já foram vítimas de violência doméstica em todo o Amazonas, segundo dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM). As vítimas dizem ser ameaçadas após serem violentadas. Em
Manaus, foram registrados 1.023 em janeiro e 1.394 casos de violência doméstica em fevereiro, totalizando 2.417 casos só na capital do Estado.
Portanto, a publicação possui 12 páginas com conteúdo didáticos, informações e orientações que abordam os tipos de violência contra a mulher, as leis Maria da Penha, Carolina Dieckmann, Joana Maranhão, além de informações sobre a rede de apoio e canais de denúncias, são algumas referências destacadas.
“Com certeza a cartilha é mais um instrumento que poderá ser utilizado como meio de informar sobre os principais problemas enfrentados pelas mulheres”, completou.
A cartilha também foi criada na perspectiva de criar um elo de orientação entre os órgãos – incluindo a Câmara Municipal de Manaus e na troca de informações necessárias para as mulheres enfrentarem os mais variados tipos de violência.
Para baixar a cartilha clique em: https://bit.ly/3cnet5A
Texto: Assessoria de comunicação da vereadora
Foto: Assessoria de comunicação da vereadora