A vereadora Glória Carratte (PL) foi agraciada na manhã desta segunda-feira (08/3) com uma placa comemorativa em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. A sessão que abre a semana de trabalhos no Plenário Adriano Jorge, na Câmara Municipal de Manaus (CMM), contou ainda com homenagens às demais vereadoras da atual legislatura e demais parlamentares da história da capital.Glória Carratte que está no 6º mandato como vereadora de Manaus e durantes esses anos de trabalho parlamentar conta com mais de mil proposituras, solicitando melhorias e infraestrutura para os bairros de Manaus, não escondeu a emoção e disse estar extremamente grata por ter sido lembrada pela colega de Casa, Ieda Frota.
“Quero agradecer o carinho que você sempre teve. É uma pessoa que trabalha com o coração e tudo o que se faz com o coração, não tem mistério, vai pra frente. Muito obrigada e tenha certeza que você tem um cantinho no meu coração”, ressaltou Glória Carratte.
Durante discurso, a vereadora destacou o respeito com que é tratada pelos colegas parlamentares e salientou que a convivência com os homens, a tornou melhor amiga de muitos e se sente muito feliz e confortável onde está.
“É importante lembrar que hoje a realidade é outra. A mulher é tão competente quanto o homem e cresce a cada dia mais, adquirindo seu espaço. Chegar no poder é difícil não só pra mim, mas também para os homens e nosso maior desafio é que mulher não vota em mulher. A maioria dos meus eleitores são homens. É triste isso, mas não perco a esperança e digo a você mulher, que nós somos representantes do povo e é aqui que temos voz por vocês, defendendo os interesses da mulher”, destacou Glória Carratte.
Por conta da pandemia e as restrições impostas pelo Ato da Mesa Diretora 007/2021, que mantém suspenso o funcionamento no âmbito da CMM, restringindo o ingresso e permanência de pessoas nas dependências da Casa, a sessão contou somente com a presença dos parlamentares no plenário.
História de luta e determinação
Carmem Glória Almeida Carratte tomou gosto pela vida pública após iniciar trabalhos comunitários ao lado do esposo, o médico Dr. Miguel Carratte, que já foi vereador e deputado estadual. Ela o tem como referência e por essa razão, decidiu entrar na vida pública.
Mas, a história de garra e determinação enfrentada pela vereadora iniciou ainda na juventude quando chegou à Manaus e foi morar no Pensionato da Tia Zizi, no centro da cidade e que contava com a presença de 47 meninas, vindas do interior para estudar na capital.
Natural de Guajará-Mirim (RO), Glória Carratte veio para Manaus em busca e oportunidades e logo conseguiu um emprego na Loja Casas Pernambucanas. Lá começou como auxiliar de crédito e depois virou secretária do gerente, mas o que queria mesmo era ser vendedora. E conseguiu. Lá ficou por sete anos.
Texto: Evelyn Souza – Assessoria de comunicação da vereadora
Imagem: Émerson Olliver – Assessoria de comunicação do vereador Diego Afonso