O presidente da 10ª Comissão de Turismo, Indústria, Comércio, Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda da Câmara Municipal de Manaus (COMTICDETRE/CMM), vereador William Alemão (Cidadania), reuniu-se nesta quinta-feira (29/4) com representantes da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), para conhecer e entender melhor as diretrizes do Programa Centelha.
O objetivo é divulgar e ajudar o maior número de pessoas a aderir à iniciativa, para fomentar a geração de emprego e renda, com base no empreendedorismo.Alemão foi recebido pela diretora-presidente da instituição, Márcia Perales, com quem começou a estreitar uma parceria, no sentido de disseminar melhor o programa e viabilizar capacitações, recursos financeiros e suporte aos referidos trabalhadores, para transformar ideias em negócios de sucesso.
Por fazer parte do setor empresarial e conhecer alguns caminhos, o vereador acredita que pode contribuir de alguma forma com os que atuam no meio. Na semana passada, ele já havia conversado sobre o assunto com o secretário municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação, Radyr Júnior e, mais recentemente, com o governador Wilson Lima, que o orientou a ir até a Fapeam para se interar sobre o programa Centelha, que é promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).
“Calhou de eu conseguir essa audiência com o governador, para poder estreitar laços e entender mais sobre o programa, até para ajudar na divulgação e na captação do pessoal, pois recebo esse tipo de demanda todos os dias, inclusive, de microempresários, ou daqueles que não entendem absolutamente nada do meio, mas têm iniciativa e querem empreender”, disse.
William Alemão aproveitou o retorno das atividades presenciais na Fapeam, que começaram no início desta semana, para ter essa primeira conversa com a fundação. A ideia é atender a um grande número de pessoas, principalmente, nesse período de retomada da economia, no pós-pandemia de Covid-19.
Incansável
Ao citar alguns exemplos de manauaras que tiveram sucesso ou de outros que iniciaram, mas não terminaram determinado projeto, por falta de apoio ou assistência, o vereador revelou que tem sido incansável em falar, na Câmara de Manaus, da necessidade de se criar mais emprego e renda. Para ele, programas como o Centelha, são importantes, devem ser melhor divulgados e contemplar mais pessoas.
———
Texto e foto: Assessoria de Comunicação do vereador