Durante o pico da pandemia em Manaus, o vereador William Alemão (CIDADANIA), resolveu fiscalizar o trabalho nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). O vereador constatou o trabalho árduo dos profissionais da área, que enfrentam a pandemia há quase um ano, praticamente, sem descanso. William ouviu as necessidades dos que estão na linha de frente e constatou a exaustão deles.
Além da situação dos profissionais, o vereador verificou ainda, a falta itens básicos, como EPIs e até alimentos e água mineral. Resolveu realizar um mutirão, convocando empresas e a sociedade para doação desses itens.
“Comecei a fazer lives nas redes sociais e muita gente se sensibilizou. De repente surgiram algumas dezenas de doadores de lanches, comida caseira, água e refrigerantes. Alguns membros da equipe do mutirão contraíram o vírus e não estão acompanhando as doações, mas foram substituídos pelos voluntários”, explica William.
Caos na saúde
O Amazonas vive um caos no sistema de saúde durante a segunda onda da covid-19. Momento de desespero para população que vivencia a situação dos hospitais lotados, a falta de equipamentos, medicações, oxigênio, de profissionais suficientes para atender a demanda e o desgaste dos que estão na linha de frente.
O pico no dia 15 de janeiro, quando vários pacientes não resistiram às complicações da doença por falta de oxigênio, vai ficar marcado como um dia de luto, não só para os amazonenses, mas para toda uma nação. E mesmo com tanta dor, muita gente mostrou solidariedade, num momento de união pelas pessoas afetadas pela Covid-19. Na Câmara Municipal de Manaus, vereadores enfrentaram a crise nas ruas, doando parte dos salários e doando alimentos.
O vereador William Alemão tem acompanhado essa situação e descreve exemplos de solidariedade, tristeza e aflição.
“Vi ainda motoqueiros em frente a Carbox transportando cilindros pesados de graça. Vi empresários juntando um milhão de reais para doações e elas serem bloqueadas pelo governo. Acompanhei também Profissionais de casas de shows, quebrados financeiramente, mas dando tudo de si para ajudar. A parte mais triste foi ver de perto um menino morrendo asfixiado porque deu seu oxigênio ao pai, e ouvir, um médico, em plena madrugada gritando por oxigênio para salvar vidas, porque estava totalmente impotente diante a esta situação”, desabafa, após resumir a situação na capital.
Alemão ainda destaca que a vacina trouxe mais ânimo a todos, mas que o trabalho continua, e que esse é um momento de todos se unirem, sem qualquer partidarismo.
“Estou todo dia rodando UBSs, hospitais e posso dizer que estou entre emocionado e revoltado com fatos que nunca pensei vivenciar. É lindo e triste, super-humano e desumano ao mesmo tempo. Mas a solidariedade pode mudar um pouco essa situação”, finalizou o vereador.
Texto: Dircom, com informações da assessoria do vereador
Fotos: Assessoria do vereador
O post Vereador William Alemão convoca sociedade e multiplica solidariedade na pandemia apareceu primeiro em CMM – Câmara Municipal de Manaus.