O novo presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Fransuá (PV), eleito por unanimidade, nesta terça-feira (10/2), para o cargo, disse que a missão com muito orgulho e afirmou que atuará com toda dedicação e compromisso que sempre teve na área educacional durante toda a sua carreira profissional.Fransuá, por mais de 20 anos, exerceu cargos de professor, coordenador e diretor em cursos de graduação e pós-graduação nas instituições Ufam, UEA, Uninorte e Estácio. Foi um dos professores mais homenageados pelos alunos em formaturas nessas instituições e sempre foi querido pelos professores com os quais trabalhou.
O parlamentar exerceu também a função de presidente da ONG Instituto Iluminar que estimulava a prática da leitura em crianças carentes. Antes de se tornar vereador, recebeu em 2011 o Oscar da Educação no Amazonas pelos relevantes serviços prestados em benefício da educação.
“A educação, em nosso cenário atual de pandemia, representa um grande desafio. Mas, tenho certeza que irei contribuir com novas ideias, projetos e ações para encontrarmos os melhores caminhos. Uma das minhas prioridades é lutar para que os professores sejam vacinados e as aulas voltem a sua normalidade o quanto antes”, disse o vereador.
Esta é a segunda vez que o parlamentar assume a presidência de uma comissão de destaque na Câmara Municipal de Manaus (CMM). Em seu primeiro mandato o vereador foi por duas vezes presidente da Comissão de Meio Ambiente, mas a discussão de políticas públicas para a educação sempre foi uma de suas bandeiras atuando como membro da Comissão de Educação por duas vezes também.
“A educação é a “arma” mais poderosa que temos em nossas vidas, precisamos melhorar sua qualidade para que isso reflita no futuro de toda nossa sociedade. A melhor maneira de aumentarmos a qualidade da educação é a valorização dos profissionais de educação”, ressaltou o parlamentar.
O Professor Fransuá é administrador, tem duas pós-graduações, é mestre em Engenharia de Produção e doutorando e Administração. Tem diversas publicações acadêmicas, inclusive defendidas em instituições mundiais importantes com a Universidade de Lyon na França e é coautor de dois livros pela editora da UEA.
Texto e foto: Assessoria de Comunicação do vereador