Com o objetivo de informar a juventude manauara sobre os benefícios do Programa Identidade Jovem (ID Jovem), o vereador João Carlos (REPUBLICANOS), aproveitou a sessão plenária na manhã desta segunda-feira (17/5), para convidar os vereadores a aderirem ao desafio de conseguir mais jovens que possam se cadastrar para receber o benefício na cidade de Manaus.
O ID jovem possibilita acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais, esportivos e vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual.O vereador João Carlo foi desafiado em Brasília pela Secretária Nacional da Juventude, Emilly Coelho, a ampliar a divulgação do programa na capital amazonense.
“Em reunião com a secretária, Emilly Coelho, vimos que pouquíssimos jovens de nosso município participam do programa. Ela lançou o desafio e aceitamos com muito entusiasmo, pois sabemos da importância desse tipo de ação para os jovens”, disse o vereador.
Emilly Coelho informou que menos de 0,55% dos jovens manauaras são beneficiados com os benefícios do programa. “Queremos que mais jovens se beneficiem. O programa garante a reserva de duas passagens gratuitas em transporte interestadual (ônibus ou embarcação) e outras duas passagens com 50% de desconto, além de meia entrada em eventos culturais e esportivos”, destacou a secretária, lembrando ainda que para ter acesso ao documento, é necessário ter entre 15 e 29 anos e uma renda familiar de até dois salários-mínimos, independentemente de ser estudante ou não. O jovem também precisa estar inscrito no Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal (CadÚnico), e ter o Número de Identificação Social (NIS) e com as informações cadastrais atualizadas.
Segundo consta no relatório ID sintético do mês de maio, a capital do amazonas tem um potencial para atender mais de 84.184 jovens. A ID Jovem é emitida pela Secretaria Nacional da Juventude (SNJ) de forma gratuita por meio do sítio eletrônico do programa, ou diretamente no aplicativo “ID Jovem 2.0 (Oficial)”.
———
Texto: Vilânia Amaral – Assessoria de Comunicação do vereador
Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM