Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Vereador Eduardo Alfaia propõe criação de Centro de Atendimento à pessoa com Autismo
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Política

Vereador Eduardo Alfaia propõe criação de Centro de Atendimento à pessoa com Autismo

02/03/2021
Compartilhar

O vereador Eduardo Alfaia (PMN), indicou nesta terça-feira (02/3), a criação de um Centro de Atendimento à Pessoa Com Autismo. O pedido encaminhado à prefeitura de Manaus, foi justificado pelo vereador, com a necessidade de aproximar familiares de pessoas com autismo a locais de suporte integral, oferecendo assistência na área da saúde para realização de diagnóstico precoce, acompanhamentos psicopedagógicos, terapêutico, clinico médico, entre outros.“Precisamos facilitar o acesso de moradores das zonas Norte e Leste ao tratamento adequado para portadores do espectro (autismo), pois muitos pais enfrentam dificuldades gigantescas para se locomoverem, precisando atravessar a cidade para encontrar apoio”, afirma Alfaia. Atualmente, os centros existentes encontram-se nas zonas Centro-Sul e Centro-Oeste de Manaus.
Dos serviços propostos
O documento desenvolvido pelo parlamentar tem respaldo na Lei Municipal Nº 1495, de 26 de agosto de 2010, que institui justamente a criação de Centros de Atendimento Integrado de Saúde, Educação e Assistência Social. “É nosso dever fazer valer a legislação vigente e assegurar o dever do Estado de garantir políticas públicas voltadas para a parcela mais vulnerável da sociedade,” contribuiu.
Além de oferecer assistência na área da saúde, os ambientes  devem disponibilizar uma área de educação com pedagogia especializada e musicoterapia, área de assistência social com grupos de integração a convivência em comunidade, além de promover a inserção em programas sociais.
Autismo e Legislação
Transtorno do Espetro Autismo (TEA) e Síndrome de Asperger são condições neurológicas que implicam em comportamentos incomuns, dificuldade em interação social e de comunicação, entre outras características, estima-se que uma a cada 59 pessoas apresentam essa característica.
No Brasil, a partir de 2015, a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), o Estado exime a deficiência do indivíduo e coloca a sociedade como responsável pelo bem-estar dessas pessoas, convocando-a a se adaptar de forma a estabelecer equidade.
Especificamente sobre a questão do autismo, a Lei no 12.764, de 2012, conhecida por ser de cunho inclusivo e a Lei nº 13.977, de 2020, que cria a Carteira Nacional do Autista, são as de maior destaque na atualidade.
“Temos uma legislação absolutamente exemplar, mas ainda carece, por parte do poder público, o interesse pelo debate de ideias e a fiscalização do cumprimento dessas leis. Por esse motivo, a nossa intenção é convidar toda a sociedade a fazer coro junto conosco. Esta foi uma das nossas principais bandeiras durante o período da eleição, mas acreditamos que se juntarmos forças, podemos promover visibilidade a essa causa tão nobre”, conclui Eduardo Alfaia.

Texto: Társis Luz – Assessoria de Comunicação do vereador
Foto: Robervaldo Rocha – Dircom /CMM

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Câmara Municipal de Manaus - CMM, Eduardo Alfaia, Educação, Estado do Amazonas, Fiscalização, Manaus, Prefeitura de Manaus
Redação Informe Manaus 02/03/2021 02/03/2021
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Eleições 2024Política

David Almeida vence o 2º turno, confirma Quaest/Rede Amazônica

20/10/2024
Eleições 2024Política

David Almeida dobra vantagem sobre o segundo colocado, diz pesquisa QUAEST TV Globo

16/09/2024

Preferência de manauaras por gestão David Almeida cresce à medida que eleições se aproximam

05/09/2024
Eleições 2024Política

David Almeida anuncia setembro de inaugurações em Manaus

01/09/2024
Eleições 2024Política

David Almeida abre 20 pontos de vantagem e dispara na corrida pela Prefeitura de Manaus

26/08/2024
Governo do AmazonasPolítica

No Dia Mundial do Teatro, FUnATI apresenta espetáculo ‘Paixão de Cristo’ no Teatro Gebes Medeiros

28/03/2024
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus