O vereador Dr. Daniel Vasconcelos (PSC) solicitou ao prefeito David Almeida (Avante) que seja ofertado serviço de apoio psicológico aos servidores da saúde que atuam na linha de frente do enfrentamento à pandemia.De acordo com o parlamentar, a segunda onda da covid-19 se apresenta mais severa, gerando um grande colapso no sistema de saúde e as consequências causam impactos socioeconômicos e psicológicos na vida destes profissionais que estão em estado de exaustão e em luto por tantas perdas.
Daniel Vasconcelos explica que a proposta é oferecer também este apoio aos familiares que ficam fragilizados diante do medo e da exposição à doença, desencadeando problemas de depressão e ansiedade.
“Há muitos profissionais com sintomas depressivos, insônia, em situação de luto pela perda de familiares e amigos. A sobrecarga, o medo da doença e da morte tem afetado a saúde mental deles e dos seus familiares também. Então, o objetivo é propor ao prefeito que possa oferecer esse serviço direcionado a eles, para que se sintam acolhidos, amparados. Precisamos cuidar de quem cuida e se dedica a salvar vidas,” defende Daniel.
Boletim
Segundo o Boletim Epidemiológico da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS – AM), divulgado no domingo (07/2), o Estado registrou 985 novos casos de Covid-19, totalizando 282.739 casos da doença. A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa/Manaus) atualizou para 6.263 o número de óbitos por Covid-19 na capital.
Texto: Michelle Cristyan – Assessoria de Comunicação do vereador.
Foto: Robervaldo Rocha – Dircom – CMM