O vereador Capitão Carpê Andrade (Republicanos) se pronunciou durante a sessão plenária da Câmara Municipal de Manaus (CMM), na terça-feira (27/4), solicitando a reabertura de todas as unidades do Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC), que estão com o funcionamento suspenso desde janeiro deste ano.
O parlamentar fez a indicação ao governador do Estado propondo a reabertura dos espaços de forma gradativa com agendamento, controle de senhas, entrada de pessoas, horários especiais para atendimento e uso obrigatório de máscara, seguindo todas as medidas de segurança da Organização Mundial de Saúde (OMS).
“Não estou pedindo para aglomerar e reabrir de forma irresponsável. É preciso que cada um se conscientize para fazer sua parte. Os bares estão abertos, flutuantes, shoppings, academias e todos cumprindo com as medidas de restrições. E por qual motivo não reabrir os PACs? O serviço é de extrema importância para o cidadão. Muitas pessoas procuram o PAC porque necessitam de uma documentação”, afirmou o vereador.
O Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) está entre os mais procurados para realização de atendimento como certidões de nascimento, emissão de carteira de trabalho, cadastros para seguro-desemprego, além de serviços que contam com 28 parceiros, como: Defensoria Pública, entre outros. Antes da pandemia as unidades realizavam mais 300 atendimentos por dia.
Texto: Daniele Oliveira – Assessoria de Comunicação do vereador
Foto: Ítalo Sena – Assessoria de Comunicação do vereador