A enfermeira do Programa Estadual de Imunização da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), Josy Dias, foi a responsável pela palestra que ocorreu no auditório da SES-AM. Ela sustentou que as orientações servem para que todos os vacinadores saibam como aplicar as doses, seguindo as recomendações de cada um dos imunizantes.
As equipes de vacinadores que vão atuar nas 24h do mutirão de imunização do “Vacina Amazonas”, a ser realizado pelo Governo do Estado em parceria com a Prefeitura de Manaus, receberam, nesta segunda-feira (28/06), orientações sobre a aplicação das doses disponibilizadas para pessoas com mais de 28 anos. Enfermeiros e técnicos de enfermagem, que atuam em unidades da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), serão voluntários como vacinadores na ação que acontece das 18h de terça-feira (29/06) às 18h de quarta-feira (30/06).
24h do mutirão de imunização do “Vacina Amazonas”. Foto: Rodrigo Santos/SES-AMAlém dessas orientações, os vacinadores receberam recomendações sobre como proceder no trato com a população, ressaltando a necessidade de adoção das medidas não farmacológicas (uso de masca, álcool em gel e higiene), verificar se a pessoa não está com sintomas de alguma doença e, também, a importância de tomar a segunda dose para completar a imunização.
“Isso é importante para que todos os vacinadores saibam diferenciar o manuseio da dose de cada um dos laboratórios, que trabalham a vacina contra a Covid-19. Então, hoje, os vacinadores estão recebendo essas orientações para saber quais são os diferenciais de cada um dos laboratórios e, principalmente, a questão do manuseio da dose da Pfizer, que é uma vacina nova para eles, porque até então eles já utilizavam a CoronaVac e AstraZeneca”, esclareceu a enfermeira.
Empatia
O gerente também destaca que os profissionais devem ter empatia com as pessoas, que vão querer registrar o momento da vacinação, pois este é um momento emocionante para muitos, e os vacinadores devem dar a garantia de que as doses foram aplicadas.
“Precisamos ainda, nesse momento, mesmo com vacina, manter o uso de máscara, manter o distanciamento social, fazer uso do álcool em gel sempre que possível, ou lavagem das mãos que é até melhor. Na hora da vacina, a gente precisa que os vacinadores tenham bastante firmeza nas ações, bastante destreza. Na hora, haverá diversas pessoas orientando como proceder com relação à vacina, estamos orientando também de forma antecipada”, garantiu o gerente de Urgência e Emergência da SES-AM, João Paulo Lima.
Durante o mutirão de imunização “Vacina Amazonas”, mais de 1.900 servidores das diversas secretarias do Governo do Estado e da Prefeitura de Manaus vão atuar como voluntários.
“Então, a orientação é: mostre a seringa com a vacina antecipadamente, aplique com a técnica correta recomendada e, após, mostre a seringa vazia já com a dose aplicada. Isso serve para vacinadores, isso serve para registradores, para os triadores, porque a mesa em si de vacinação tem que estar coesa, com todas as ações que precisam ser tomadas”, disse João Paulo.
———
Por Agência Amazonas
Foto: Rodrigo Santos/SES-AM