Doses
Cerca de 150 mil doses da vacina AstraZeneca foram disponibilizadas pela Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) para esta que é a 19ª edição do Vacina Amazonas. Para receber a vacina, é obrigatória a apresentação de documento de identidade original com foto, CPF e o cartão de vacinação com o registro da primeira dose.
Um dos três espaços montados pelo Governo do Estado na nova edição do mutirão Vacina Amazonas, o Sambódromo conta com 28 postos de vacinação destinados exclusivamente para a modalidade drive-thru. Podem tomar a vacina pessoas acima de 40 que se vacinaram com a primeira dose até o dia 28 de junho.
O acesso aos postos do complexo é pela avenida Pedro Teixeira. O mutirão iniciou às 9h deste sábado (28/08) e segue até as 18h do domingo (29/08). De acordo com a coordenadora de vacinação do posto, Vladmeire Azevedo, mais de 300 servidores, da segurança e da saúde, foram destacados para a ação no Sambódromo, sendo divididos em três grupos que irão se revezar em três turnos, ao longo de 33 horas, para garantir a imunização da população.
“Fazendo esse viradão, a gente possibilita para as pessoas que trabalham e que não têm disponibilidade durante a semana tomarem a vacina hoje, sábado, no sábado à noite ou no domingo durante o dia”, destaca a servidora. Além de vacinar com a segunda dose, o posto também está habilitado para aplicar a primeira dose de adolescentes entre 12 e 17 anos com Pfizer (único imunizante disponível para a faixa etária) e pessoas que ainda não tomaram a segunda dose, por não terem comparecido na data agendada (que pode ser conferida na plataforma Imuniza Manaus, da Secretaria Municipal de Saúde).
Estrutura
Ao todo, 109 postos de vacinação foram montados pelo Governo do Amazonas no Sambódromo, na Arena da Amazônia e no Centro de Convenções Vasco Vasques. Os locais estarão abertos por 33 horas para receber e vacinar com a segunda dose o público-alvo deste mutirão.
———
Por Agência Amazonas
Foto: Roberto Carlos/Secom